Alunos brasileiros vencem campeonato nos EUA por meio de programa de bolsa de estudos esportiva

Eles foram para o país em um programa de intercâmbio para tentarem se tornar jogadores profissionais. O sonho parece cada vez mais perto de se realizar!

Resumo da Notícia

  • Alunos brasileiros vencem maior torneio universitário de futebol nos EUA
  • Eles foram para o país em um programa de intercâmbio para tentarem se tornar jogadores profissionais
  • A vitória era inesperada e se configurou em um grande marco na carreira deles
  • O pai de um dos meninos comemorou a vitória

Seis brasileiros da Marshall University conquistaram, na última segunda-feira, 17 de maio, a NCAA Division I Men’s Soccer Tournament – ou College Cup -, principal campeonato de futebol universitário nos Estados Unidos! Vitor Dias, Gabriel Alves, Pedro Dolabella, Vinícius Fernandes,  João Peterlini e Davi Edwards são estudantes-atletas de futebol da universidade da cidade de Huntington, em West Virginia, que puderam levantar o caneco e ter uma grande história para contar no futuro.

-Publicidade-

O grupo brasileiro chegou aos EUA através de Bolsas de Estudo Esportivas, fruto do programa da 2SV Sports & Education: empresa brasileira pioneira no mercado de intercâmbio esportivo e acadêmico, com foco em bolsas de estudo nos EUA. “Nos Estados Unidos, competir por uma instituição de ensino é o caminho mais sólido para o esporte profissional, diferentemente do que ocorre no Brasil. Atletas do mundo todo estão sempre em busca de oportunidades e destaque nas Universidades e High-Schools (colegial) norte-americanas. Portanto, esse título tem um peso enorme, representa uma grande vitrine para os estudantes brasileiros e um momento histórico para o intercâmbio esportivo do Brasil”, celebrou o CEO da 2SV, Ricardo Silveira, há 17 anos à frente do trabalho que transforma a vida de diversos jovens estudantes-atletas.

A empresa oferece assessoria completa na parte de documentação, agendamentos de provas, elegibilidade nas ligas esportivas e contato com as instituições de ensino. Também foca na experiência de cada família e procura pelas Instituições de Ensino que melhor condizem com o perfil de cada estudante-atleta.

Alunos brasileiros vencem maior torneio universitário de futebol nos EUA (Foto: divulgação)

Na segunda-feira, Marshall surpreendeu o mundo do futebol norte-americano ao bater Indiana, por 1 a 0, na morte súbita da prorrogação, garantindo o título a uma universidade que nem sequer havia alcançado a semifinal em toda a história. Atualmente, são 187 equipes na Primeira Divisão do futebol universitário dos Estados Unidos, divididos em 22 conferências.

O estudante brasileiro Vitor Dias, artilheiro da equipe, com seis gols em 17 partidas, fez a jogada do gol do título. “Ser campeão nacional é uma tarefa muito difícil. O maior desafio com certeza foi ganhar de Clemson, o time número 1 do país e depois ter que passar de Georgetown, o último campeão. Depois disso, nossa confiança cresceu. E a responsabilidade também, porque como se trata do maior título possível no College. Sr campeão da NCAA Division I Men’s Soccer Tournament garante a oportunidade de mostrarmos nosso talento para o país inteiro. E foi isso que a gente fez”, diz ele.

O atacante João Pedro Peterlini Souza concorda com o companheiro. “A nossa chance de sermos descobertos por olheiros e técnicos de times da MLS já eram grandes durante as partidas, mas elas aumentaram muito com a conquista do título. Isso nos dá esperança de que, em breve, vamos realizar nosso sonho de jogar profissionalmente”, conta ele, orgulhoso da conquista.

O pai de João, o administrador de empresas Adolfo Miguel de Souza Júnior, viajou de Cuiabá para os EUA para ver o filho ser campeão. E disse que no momento em que isso aconteceu um filme passou na cabeça dele. “O João veio pros EUA com 15 anos, sozinho, acreditando no sonho de ser jogador de futebol. Ele precisou abrir mão de muita coisa pra focar nesse objetivo. E a família apoiou porque aqui é possível unir educação e esporte. Hoje eu não tenho dúvidas de que fiz a coisa certa pelo meu filho”, finaliza ele.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!