Família

Alunos da rede estadual de São Paulo terão aulas de inglês a partir do 1º ano do fundamental

As aulas de inglês do 1º ao 5º ano passam a valer a partir de 2022 - Getty Images
Getty Images

Publicado em 24/05/2021, às 12h53 - Atualizado às 13h03 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Nesta segunda-feira, 24 de maio, o governador do estado de São Paulo, João Doria, usou as redes sociais para informar que a partir de janeiro de 2022 todos os alunos da rede estadual terão aulas de inglês desde o primeiro ano do ensino fundamental. Até o momento, nenhum detalhe foi definido.

“Hoje os alunos já aprendem o idioma do 6º ano ao ensino médio. Com a nova medida, as crianças do 1º ao 5º ano, de forma inédita, também terão acesso à língua inglesa“, diz o comunicado publicado no Twitter. No estado, 30% das escolas são estaduais e as outras 70% municipais.

Além das aulas de inglês, João Doria explicou que outras duas disciplinas serão incluídas: Projeto de Convivência e Tecnologia e Inovação. “O programa Inova Educação vai beneficiar mais de 630 mil crianças. Trabalhamos para preparar nossos jovens para os desafios do século 21”.

As aulas de inglês do 1º ao 5º ano passam a valer a partir de 2022 (Foto: Getty Images)

O projeto Inova Educação já acontece para os alunos do Ensino Fundamental e agora tem o objetivo de ser expandido também para os primeiros anos, segundo Caetano Siqueira, coordenador pedagógico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em entrevista ao G1.

“Esse projeto todo que estamos lançando para escolas estaduais nesse momento, ao longo de 2021 vamos detalhar, formar professores e anunciar como será implementado. No caso das aulas de inglês, a gente tem a missão de preparar os alunos para dominar o idioma desde cedo”, afirma.

Quanto as duas novas disciplinas, o coordenador deu alguns detalhes sobre o processo. “Nesse componente curricular a gente vai trabalhar a forma com que nossos alunos recebem e criam a tecnologia. Desde os anos iniciais, ensinamos que eles podem ser autores de tecnologia e não só receptores. Então eles vão começar a aprender a programar, por exemplo. Este ano e o passado, por causa da pandemia, a gente passou a utilizar a tecnologia em anos iniciais, o que ainda é um desafio. Nós vamos reforçar o uso de tecnologia como temos feito e haverá investimento de forma geral nas escolas para dar condições de desenvolver isso nos anos iniciais”.

Existe idade certa para aprender inglês?

De acordo com Alexander Rebelo Vieira, presidente nacional do BRASAS English Course e pesquisador sobre o assunto, “é prudente esperar até o instante em que a criança é matriculada no segmento Pré 2 da educação infantil (por volta dos 5 anos) para o início de trabalhos pedagógicos em inglês. Nessa fase, elas apresentam-se mais maduras para lidar com atividades lúdicas propostas em inglês tais como música, pintura, vídeos, jogos, entre outras, tornando assim o processo inicial de familiarização com o idioma estrangeiro mais eficaz e prazeroso”, explica.

A partir do 3º ano do ensino fundamental, as crianças já estão alfabetizadas na língua portuguesa, por isso, podem ser inseridas também na língua inglesa, sem causar interferências. Por isso, é possível inserir no dia a dia das crianças músicas em inglês, filmes, histórias e desenhos.


Leia também

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi viaja com Mavie para Barcelona e se hospeda na casa de ex de Neymar

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia dá bronca em prima durante chá revelação: "Queria murrar a cara dela"

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

O menino usou sandálias para ir para a escola - Reprodução/TikTok

Criança

Pai faz filho usar sandálias na escola após zombar de colega com tênis falso: “Lição de humildade”

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Nome de bebê vira motivo da piada na internet - Nome de bebê vira motivo da piada na internet (FOTO: Getty Images)

Família

Nome de bebê vira motivo da piada na internet: “Parece um shampoo”

Ele desenhou uma pista no chão - reprodução Twitter / BoredPanda

Criança

Homem descobre que criança usa a garagem dele para andar de bicicleta, transforma o espaço e viraliza

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!