Amamentação: veja dicas para ter um momento mais tranquilo com o bebê e quais produtos usar

Durante a amamentação, é quando a família fortalece os vínculos com o bebê. Mas, é superimportante que essa fase seja confortável para mãe e filho

Resumo da Notícia

  • A amamentação atua na construção e fortalecimento de vínculos da família com o bebê
  • O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento da criança, mas ele precisa ser prazeroso para mãe e filho
  • Fizemos uma lista de quais produtos são indispensáveis nesta fase

A amamentação vai muito além de apenas dar o leite e alimentar o bebê. É um processo contínuo de criar o vínculo com o seu filho, além de oferecer proteção, amor e carinho. O aleitamento é um diferencial para o desenvolvimento da criança, mas ele precisa ser prazeroso tanto para a mãe, como para o bebê.

-Publicidade-
A amamentação é um momento superimportante na criação e fortalecimento de vínculos com o bebê (Foto: Shutterstock)

Nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando existe algum tipo de desconforto em um momento tão especial. Para driblar o problema, é possível investir em algumas dicas (de ouro!) para tornar essa experiência a melhor possível, olha só:

Nada de nervosismo!

É comum, principalmente para as mães de primeira viagem, se sentirem inseguras quando o assunto é amamentação. Mas você sabia que isso pode interferir no processo? Para diminuir o nervosismo, lembre-se de que esse momento é novo para os dois. Pode ser que as coisas engrenem de primeira e a mulher tenha zero problemas, mas caso exista alguma dificuldade, vale procurar por uma consultoria de amamentação.

A pega está correta?

A principal dica para saber se a pega está correta é a ausência de dor e a sensação de esvaziamento do peito. Além disso, é possível analisar também as necessidades fisiológicas do bebê, ou seja, caso esteja fazendo xixi em grande quantidade e cocô, significa que está tudo certo!

Passo a passo para a pega correta:

  • Os lábios do bebê ficam voltados para fora, e a boca aberta como “boquinha de peixe”
  • O queixo do bebê fica encostado no seio da mãe
  • A barriga e o tronco do bebê ficam voltados para a mãe
  • A bochecha do bebê enche quando suga o leite
  • O bebê deve pegar todo o mamilo e a parte inferior da aréola
  • O nariz do bebê não encosta no seio da mãe, e ele respira livremente

Devo preparar os seios para amamentar?

Não há necessidade de fazer qualquer tipo de preparação antes de amamentar. O próprio mamilo possui os tubérculos de Montgomery, responsáveis por soltar uma espécie de gordura, imperceptível, que prepara o peito para esse momento. Vale lembrar ainda que lavar os seios com sabão e passar cremes, podem interferir nessa produção natural.

Acessórios para ajudar na amamentação

Investir nos acessórios certos pode trazer diversos benefícios durante a amamentação. A partir deles, é possível ter uma posição mais confortável para a mãe e o bebê, cuidados com a cicatrização e cura da irritação nos mamilos, ou ainda evitar rachaduras. Com isso, Chicco pensou em cada detalhe para tornar esse momento inesquecível:

Boppy

Almofada de amamentação, Bobby, Chicco (Foto: Divulgação)

A almofada própria para amamentação é ideal para deixar o processo da amamentação mais confortável, permitindo uma melhor postura e reduzindo a tensão muscular dos braços, ombros e pescoço. A partir do sistema exclusivo Miracle Middle Insert, é possível adaptar o produto em qualquer tipo de corpo, evitando com que ele fique deformado ao longo dos anos.

Concha para seios

Concha para seios Chicco (Foto: Divulgação)

As conchas para seios da Chicco possuem furos específicos para a ventilação, permitindo que a pele fique seca e auxilie na cicatrização de cortes ou irritação dos mamilos. Além disso, elas auxiliam para que o excesso de fluxo de leite seja eliminado, evitando um congestionamento da mama. Desenvolvida em uma membrana de silicone macia, permite conforto em um formato anatômico.

Absorvente para seios

Absorvente para seios Chicco (Foto: Divulgação)

Segundo um estudo de eficácia, os Discos Absorventes Antibacterianos Chicco evitam irritações e rachaduras nos seios em até 80% dos casos. Além de evitar vazamentos e manchas na roupa, que podem acontecer por causa do excesso de produção de leite, ajuda a evitar mastites e também reduzir o tempo de cicatrização quando comparado aos discos tradicionais.

E quando não é possível amamentar?

A culpa e a maternidade costumam caminhar juntas, principalmente quando o assunto é amamentação. Quando ela não é possível, seja pelos mais diversos motivos, o momento com o seu filho não se torna menos especial. O que vale são as trocas de olhares, a criação e fortalecimento desses vínculos e estar sempre juntos.

No mercado, existem os mais diversos acessórios que podem auxiliar nesse momento com o bebê. Para proporcionar conforto e praticidade, Chicco desenvolveu uma linha para lá de especial, pensando em cada detalhe para mãe e filho, olha só:

Mamadeira Step Up

Mamadeira Step Up Chicco(Foto: Divulgação)

A partir de bicos evoluídos, a Mamadeira Step Up da Chicco acompanha o desenvolvimento do seu filho. Se adaptando à forma de sucção dos bebês em cada uma das fases da vida, o acessório é similar ao seio materno, tornando o processo natural. Além disso, a mamadeira possui uma válvula anti-cólica, permitindo que o pescoço do bebê fique posicionado da maneira correta, prevenindo a ingestão exagerada de ar, causadora de soluços, cólicas e refluxos.

Bomba tira leite

Bomba tira leite Chicco (Foto: Divulgação)

A bomba manual da Chicco permite mais conforto na hora da retirada do leite. De maneira eficaz, a pega é suave e ergonômica, além de envolver o seio com uma capa de silicone, sem machucar. Permite que qualquer tamanho seja adaptado.

Esterilizador de mamadeira

Esterilizador de mamadeira Chicco (Foto: Divulgação)

Permite a esterilização rápida e precisa, além de ser usado em diferentes modelos de microondas. Durante 24h, as mamadeiras ficam fechadas, sem contato com corpos estranhos, prontas para serem usadas. O esterilizador Chicco tem capacidade para comportar até 5 Mamadeiras Fisiológicas, ou ainda 4 Mamadeiras Step Up.

Escova de limpeza

Escova de limpeza Chicco (Foto: Divulgação)

A Escova de Mamadeira pode ser usada na limpeza de bicos e também em produtos de amamentação em geral. As cerdas permitem eliminar todos os resíduos de alimentos, mesmo nas áreas mais difíceis, evitando a proliferação de bactérias e garantindo a saúde do bebê. Vale lembrar ainda que o acessório limpa sem danificar a superfície. Para pegar os objetos já limpos, possui um clip, evitando assim o contato direto e mantendo o produto higienizado.