Família

Amamentação X fórmula: 14 dúvidas de mães esclarecidas por pediatras

Fórmula ou amamentação? Se você tem dúvidas sobre o assunto veio ao lugar certo - Getty Images
Getty Images
Parents

Publicado em 11/11/2019, às 15h49 - Atualizado em 12/11/2019, às 12h06 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo


Fórmula ou amamentação? Se você tem dúvidas sobre o assunto veio ao lugar certo (Foto: Getty Images)

Se você amamenta, usa fórmula ou faz alguma combinação, uma coisa é certa: você provavelmente tem dúvidas sobre se está fazendo. Calma! Primeiro, saiba que independente da forma que você optou por alimentar seu filho, você está fazendo o seu filho. Por isso, conversamos com especialistas e estamos oferecendo soluções e respostas sem julgamentos para te ajudar. tas sobre ambos escolhas de alimentação fabulosas.

Fórmula

“Eu tenho suplementado e bombeado, mas meu bebê ainda não está amamentando bem. Eu não acho que ele vai voltar para a amamentação exclusiva e me sinto culpada por isso”

Seu bebê pode ter dificuldade em pegar no seio por muitas razões – o formato do seu mamilos, um ligeiro nó na língua ou simplesmente desinteresse. “Apesar de ser médica e trabalhar com todos os pacientes a hora de colocar os bebês de volta no peito, não consegui com nenhum dos meus filhos”, diz Jessica Grant, pediatra na cidade de Nova York. Não se preocupe, continue tentando oferecer o peito para o seu filho e complemente com a fórmula se necessário.

“Pesquisas mostram que bebês alimentados com fórmula são mais prováveis que estejam acima do peso e têm QI mais baixo. Isso é verdade?”

Existem muitos fatores e muitos estudos contraditórios, mas as diferenças são minúsculas, especialmente na questão do QI. “Quanto a maior taxa de obesidade, que é diferente da estar acima do peso, provavelmente é mais por conta da superalimentação. Você pode segurar uma mamadeira na boca de um bebê, mas você nem sempre pode enfiar um peito de volta”, explica Jessica. Preste atenção aos sinais que o bebê dá para mostrar que ele está cheio. 

“Eu quero adicionar uma mamadeira de fórmula de vez em quando para eu mesma ter uma pausa na amamentação, mas temo que meu bebê pare de gostar do meu leite”

Não se preocupe, se seu bebê é acostumado a tomar o leite materno, é mais provável que na verdade ele rejeite a fórmula. O maior problema na verdade é que ele pode começar a preferir uma mamadeira a um peito porque o líquido sai mais rápido, com menos trabalho.

“As fórmulas orgânicas são tão caras, mas eu tenho medo de estar cometendo um erro por não comprá-las”

Você não está cometendo nenhum erro. “Se você sentir a necessidade de comprar orgânicos e você pode pagar, vá em frente. Mas toda fórmula tem que atender Padrões da FDA. E lembre-se, para algo ser rotulado como orgânico, apenas alguns dos ingredientes devem ser de fontes orgânicas. Isso não significa que todo o produto é”, diz Rachel Barton, uma enfermeira pediátrica do Texas. A contagem de calorias e os ingredientes serão bastante idênticos de maneira geral.

“Como vou saber se meu bebê está alérgico à fórmula e precisa de soja? Ele está cuspindo muito e seu cocô cheira forte”

Cuspir e cocô fedido podem ser completamente normais. Mas se seu bebê está cuspindo quantidades muito grandes, quase como um vômito, e ele não está ganhando peso, ele pode estar com uma alergia, refluxo significativo ou outros problemas mais sérios, como um bloqueio. Outros dois sinais reveladores de alergia ao leite incluem eczema grave no rosto ou nas dobras dos cotovelos e joelhos ou sangue nas fezes. Se vocês notar qualquer um desses sintomas, ligue para o pediatra do seu filho.

“Posso misturar fórmula com torneira da água?”

É recomendável que você siga as instruções de fabricação no rótulo da fórmula para prepará-la. “Nenhum suprimento de água é 100% limpo”, afirma a pediatra. 

“Meu bebê bebeu metade de uma mamadeira e adormeceu, ou seja, gastei dinheiro a mais à toa”

Realmente, a fórmula estraga rapidamente e bactérias podem se formar a partir da saliva do seu bebê. Mas preste atenção, se o seu filho toma na mamadeira, ele deve terminar o leite dentro de uma hora. Depois disso, tire-a. Se você fizer uma mamadeira e ele de repente adormecer, coloque-a na geladeira por até 24 horas e aqueça-a mais tarde.

“As fórmulas orgânicas são tão caras, mas eu tenho medo de estar cometendo um erro por não comprá-las” (Foto: iStock)

Amamentação

“Eu estou tensa porque acho que minha filha não está bebendo leite suficiente. Como eu sei que ela está recebendo a quantidade certa?”

O ideal é não ter pausas longas, mas sim uma mamada constante. Seu bebê precisa aprender que quando ele está no seu peito, é hora de comer, então preste atenção se ele não está fazendo cocô agarrado no peito, por exemplo. Se mesmo assim você estiver preocupada, chame seu pediatra e faça uma consulta de verificação do peso.

“Eu acho que meu bebê está mamando certo, mas ainda dói muito”

Os bebês são como aspiradores – e nós supomos que você não teve um vácuo preso ao seu mamilo antes – mas a amamentação não deve ser dolorosa. “Você deve sentir um ritmo lento e rítmico pressão e apenas com o tempo irá acostumar com isso. Mas se estiver doendo muito, o seu filho provavelmente não está fazendo conectado da forma certa”, conta Diane Spatz, diretora do Programa de Lactação no Hospital Infantil da Filadélfia. 

“Nas consulta de duas semanas do meu bebê, meu pediatra disse que ele precisa ganhar mais peso e quer que eu complemente com fórmula. Fiquei devastada”

Primeiro de tudo, o mais importante é ter um bebê saudável e que você também seja saudável fisicamente e psicologicamente, então respire fundo nesses momentos. O que provavelmente está acontecendo é que ele não está mamando efetivamente por algum motivo, o que resultou na diminuição do seu leite. Se o objetivo é continuar amamentando, você precisa começar a bombear para estimular a produção de leite. 

“Meu bebê está dormindo muito durante à noite (ainda bem!), mas estou acordando com dor nos seios porque eles ficam cheios”

Se seu bebê tiver menos de 6 semanas, provavelmente é melhor que você levante de madrugada para bombear o leite a fim de que essa grande quantidade não diminua. 

“Eu tenho um duto entupido que está doendo até de tocar no peito. Eu devo deixar meu filho mamar?”

Sim. Essa é a melhor maneira para que as coisas fluam sem problemas novamente, mesmo que doa. Para facilitar, tente aplicar compressas quentes ou fazer massagens enquanto você amamenta ou bombeia o leite. De acordo com Jessica, se você tiver febre e notar algo estranho onde está o entupimento, o seu seio, há uma boa chance de você ter uma infecção ou mastite, então é o momento de ligar para o seu médico.

“Eu comi brócolis no jantar ontem à noite e eu estou preocupada que vai fazer com que meu filho fique com muitos gases” 

Você para de comer brócolis porque te dá gases? Não? Então não se preocupe com isso em relação ao seu bebê. Isso passará geralmente em cerca de seis horas. Se for perturbador demais para você assistir ao seu filho se contorcer por conta dos gases, você também pode deixar o brócolis de lado se quiser. 

“Meu filho continua me mordendo enquanto mama!”

Quando seu bebê tiver idade suficiente para ter dentes, ele ainda irá mamar, então ele provavelmente vai mastigar seus seios com aqueles novos dentes afiados. Quando isso acontecer, você dê um forte “Não” para que ele entenda a mensagem. Além disso, preste atenção em quando ele parar de mamar e logo tire-o do peito para mostrar que a refeição acabou.  

Leia também:

Amamentação: respondemos as 17 maiores dúvidas das mães

Dor na amamentação: 4 dicas para evitar o desconforto

Amamentação sem segredo: confira perguntas respondidas por uma especialista


Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

O homem foi preso - (Foto: Reprodução/Polícia Civil de SP/TV Globo)

Família

Homem mata filha, transporta corpo em caixa e o queima para atingir ex-esposa