Analista salva vida de filha com transplante e ganha o melhor presente de Dia dos Pais

Alice sofria de uma doença genética em que o único tratamento definitivo é a cirurgia

O sentimento é de gratidão (Foto: reprodução/G1)

Ser pai não é uma tarefa simples, por isso o Dia dos Pais é uma data especial para ser muito comemorada. Rafael Cafalchi Ramos sabe disso e este ano ganhou um motivo a mais para celebrar a data em família. Isso porque o analista de Suporte Técnico salvou a vida da filha ao doar o fígado.

-Publicidade-

Alice começou a sentir os primeiros sintomas da OTC, uma doença genética que impede que o metabolismo realize o trabalho completo, em julho de 2018, mas o diagnóstico comprovando o caso só veio em fevereiro de 2019. Esse período de 7 meses foi marcado por muitas visitas no hospital e um descaso público tremendo.

A doença é rara e o tratamento precisa ser imediato, uma vez que a criança não irá se sentir bem ao comer certos alimentos, que contém proteína, e eles começaram a se acumular no corpo. É possível realizar uma dieta para diminuir os sintomas, mas a única chance de acabar com a doença, é o transplante.

-Publicidade-

Assim, alguns meses depois do processo no hospital, os médicos sugeriram a cirurgia como saída. Rafael logo se prontificou para ser o doador. No dia primeiro de maio, o transplante foi realizado, somando 6 horas com Rafael e 10 horas com Alice. “Foi feito um cálculo, em que 10% do peso dela seria a quantidade do órgão que ela precisava. Mas, de qualquer forma, seria removido 30% do meu. Foi feito um corte no meio do peito para transplantar o fígado e eles retiram a vesícula também, então tenho que ter cuidado em comer muita gordura”, explicou ao G1.

A recuperação da menina tem sido muito positiva, tendo engordado 4kg em três meses e voltado para uma alimentação normal. O pai revela que o sentimento é de gratidão e agora espera que, aos poucos, a filha possa retomar a rotina, indo até a escola e brincando com os colegas, mas por enquanto está muito feliz com a situação.

“Salvar a vida da minha filha foi sem dúvidas o melhor presente que eu poderia ganhar de Dia dos Pais. Não há nada melhor do que vê-la bem, passeando e podendo comer o que quiser”, garantiu ao portal de notícias. A mãe da menina, Carolina dos Santos Sessa Batista também concorda.

“O ato dele significou tudo pra mim e sei o quanto foi gratificante para ele. Fui abençoada em dar a luz a ela, e ele foi abençoado por ter a oportunidade de dar uma nova vida a Alice”, afirmou. Hoje, Carolina considera o marido um herói da família.

Aproveitando a data, os pais da redação também gravaram uma mensagem:

Leia também:

Menina que esperava por transplante de médula óssea tem sonho realizado em hospital e reação emociona

Pai doa rim para filha com doença degenerativa e história é emocionante

Relato de Pai: “Paternidade é muito mais do que ser pai”

-Publicidade-