Família

Andressa Urach desabafa sobre pós-parto: “As dores parecem que nunca vão acabar”

Andressa Urach desabafa sobre pós-parto: “As dores parecem que nunca vão acabar” - Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

Publicado em 21/02/2022, às 16h54 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Andressa Urach usou as redes sociais nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, para fazer um relato sobre o pós-parto. A modelo, que deu à luz Leon no dia 11 de fevereiro, usa o Instagram com frequência para falar sobre a maternidade e tem contado que os dias depois do parto não estão sendo fáceis.

“Sinto muita vontade de chorar. As dores parecem que nunca vão acabar. Tenho dor de cabeça, na mama direita e no meu útero. Estou tomando bastante remédio, mas mesmo assim elas continuam”, desabafou ela, nos stories do Instagram.

Andressa Urach desabafa sobre pós-parto: "As dores parecem que nunca vão acabar"
Andressa Urach desabafa sobre pós-parto: “As dores parecem que nunca vão acabar” (Foto: Reprodução / Instagram)

Essa não foi a primeira vez que Andressa contou sobre as dores e dificuldades do pós-parto. No Youtube Andressa contou que por causa de uma cirurgia de redução dos seios, além de outros cinco procedimentos estéticos nas mamas, a estrutura dos seios não tem os ductos necessários para a saída do alimento de seu caçula, Leon. Ela já é mãe de Arthur, de 16 anos de idade.

“Momento bem difícil. Levou três dias para o meu leite descer e só em uma das mamas sai leite. A mama direita não tem os furinhos para sair o leite. Ela está enchendo, mas não tem os ductos para sair leite. Minha mama está extremamente cheia, mas não tem por onde sair. Está empedrando e doendo muito. Estou sofrendo com dor e só vou conseguir amamentar com a mama esquerda”, desabafa a mãe de Leon.

Urach conta que o marido Tiago Costa e as enfermeiras do hospital onde está internada a estão ajudando com compressas de águas frias para reduzir a produção de leite. “Hoje, a medicina avançou muito, e caso eu entrasse no banho de água quente, a produção de leite aumentaria”, detalha.

A mãe de Leon aproveitou o vídeo para também atualizar o quadro clínico do filho. Por ter nascido prematuro, ela contou que o menino não consegue manter a temperatura do corpo e, por isso, precisa estar sempre muito agasalhado. “Olha que coisa mais linda. Está com três quilos e trezentas gramas”, completa.

Saiba mais sobre os cuidados com os seios no período de amamentação

Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, conversamos com Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina, enfermeira obstetra, consultora de amamentação e colunista da Pais&Filhos sobre a forma correta de se cuidar neste período tão importante entre mãe e filho. 

  • Preparo hormonal

Durante a gravidez, o corpo por si só cuida de preparar os seios para a amamentação, deixando-os mais sensíveis por causa dos hormônios. “Lembrar que nem todas as mulheres sentem da mesma maneira é importante! Então não sentir não é um problema! A aréola tende a crescer, e aparece a aréola secundária que é como se fosse uma ‘sombra’ ao redor da aréola. Ela escurece logo após o parto devido estímulo hormonal para que o bebê ‘encontre’ onde deve abocanhar”, explica.

  • É preciso preparar os seios para amamentar?

Não! Segundo a especialista, o próprio organismo se encarrega do preparo, portanto não há necessidade. “Durante a gestação as glândulas de montgomery que se encontram na aréola começam a fabricar uma lubrificação que tem essa função. Não é necessário passar nada, tomar sol, esfregar. A única maneira comprovada pela ciência para se preparar é buscar informação de qualidade!”.

  • E o que não fazer de jeito nenhum?

O recomendado é que a mãe não tome sol, faça o uso de pomadas para os seios, torça ou esfregue a região. Cinthia explica que durante a gravidez, o que se pode fazer é usar sutiãs confortáveis e que sustentem bem as mamas.

  • O tipo de bico dos seios pode interferir na amamentação?

Não necessariamente. A especialista comenta que alguns formatos podem facilitar ou dificultar para o bebê, mas vale lembrar que nenhum deles inviabiliza a amamentação. “É importante em casos de mamilos desfavoráveis, recorrer a um profissional especializado que auxiliará no processo inicial, pois quanto antes pedir ajuda melhor!”. Para ver mais dicas sobre o assunto, acesse nossa matéria completa clicando aqui.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Imagem Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Bebês

Nomes masculinos fortes: veja opções chiques e diferentes para meninos

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"