Animal “meio girafa e meio zebra” que está em risco de extinção ganha novo filhote

Parente da girafa mas com características de zebra, o raro animal chamado ocapi está correndo o risco de extinção, mas o anuncio da gravidez deixou os especialistas animados

Resumo da Notícia

  • Uma ocapi vai dar à luz um filhote
  • O animal corre risco de extinção e a notícia animou os especialistas
  • Os ocapis são animais que possuem características de uma zebra, mas são parentes das giradas

O mamífero ocapi, conhecido por ter um parentesco com a girafa mas ter listras iguais de uma zebra na traseira, está listado como um animal ameaçado de risco de extinção. Mas, depois do anúncio de que uma ocapi vai dar à luz um filhote no Oklahoma City Zoo and Botanical Garden, nos Estados Unidos, especialistas se animaram.

-Publicidade-

O anuncio foi feito pelo Instagram do zoológico, mostrando um ultrassom da futura mãe Kayin. e o pai Bosomi: “O OKC Zoo tem o orgulho de anunciar que nossa fêmea ocapi, Kayin, deve nascer neste outono! Estamos muito animados para dar as boas-vindas ao mais novo filhote da nossa família animal. Mal podemos esperar para fornecer atualizações sobre Kayin e seu bebê”, dizia a legenda da postagem.

"Meio girafa e meio zebra" animal em risco de extinção ganha novo filhote
“Meio girafa e meio zebra” animal em risco de extinção ganha novo filhote (Foto: Reprodução/Instagram)

A curadora do zoológico ainda disse: “Estamos extremamente empolgados com a gravidez de Kayin e mal podemos esperar para vê-la cuidando de seu próprio filhote. O nascimento de um ocapi é um evento significativo para o zoológico e para a população de ocapis como um todo”. Ela ainda continuou: “Ao participar de um programa de criação bem-sucedido com o Plano de Sobrevivência de Espécies de Zoológicos e Aquários para ocapi, o zoológico está contribuindo para os debates sobre essa espécie ameaçada”

O animal tem origem na África Central e possui um aguçado senso de audição, podendo girar as orelhas de forma que consiga ouvir sons e ruídos na frente e atrás. Por mais que sejam parecidos com as zebras, os ocapis são parentes das girafas, sendo os dois únicos membros vivos da família Giraffidae.

"Meio girafa e meio zebra" animal em risco de extinção ganha novo filhote
“Meio girafa e meio zebra” animal em risco de extinção ganha novo filhote (Foto: Reprodução/Instagram)

O animal está em risco de extinção e uma das maiores ameaças é a perda de área florestal do habitat natural, além dos conflitos armados no Congo, afetando a preservação dos ocapi.