Aniversário em casa: não é necessário uma superfesta com vários convidados para tornar o dia inesquecível

Com a pandemia do novo coronavírus, é fundamental continuar se protegendo. Isso não é motivo de desânimo, ainda é possível fazer uma comemoração em grande estilo

Resumo da Notícia

  • O aniversário em casa pode ser tão especial quanto qualquer outro
  • Confira algumas dicas simples para fazer na data
  • A ideia é curtir em segurança

É compreensível (e esperado) que ninguém esteja se sentindo empolgado em fazer um grande evento, uma vez que existe a necessidade de isolamento social e de evitar aglomerações. Mas não há motivo para desânimo! Manter as coisas simples e valorizar os detalhes se tornou muito mais significativo e interessante nesse período. Pequenos momentos podem ser tão encantadores para uma criança quanto uma superfesta e a ideia é justamente te mostrar algumas opções para tornar essa comemoração inesquecível. Não é necessário seguir todas, escolha aquelas que deixarão seu lho feliz e aproveite o dia especial.

-Publicidade-
Saiba alguns truques sobre como deixar a data ainda mais especial (Foto: reprodução)

Quanto antes, melhor

Esperar para quê?

Torne o dia antes de fazer aniversário marcante. Rachel Faucett, fundadora da marca “Handmade Charlotte”, focada em crianças, fez isso ao criar um jantar de celebração na véspera de um dos seus 5 filhos completar mais um ano de vida, que se tornou tradição. Nele, a família aproveita para lembrar momentos que a criança viveu no último ano. “É delicioso para o aniversariante ganhar uma atenção especial, que não seja só sobre presentes materiais, mas também conquistas de mais um ano”, pontua.

Contagem regressiva

Dê sete envelopes para o seu filho e explique que todos os dias de manhã na semana anterior ao grande dia, ele terá direito a “ativar” um pequeno privilégio, como mais tempo no celular ou poder dormir mais tarde. No dia do aniversário, deixe que seu filho escolha um para se tornar permanente.

-Publicidade-

Xiiiis

Embrulhe um presente com novos pijamas e deixe que seu filho abra antes de dormir, no dia anterior ao aniversário. Vai deixá-lo empolgado para dormir e, além disso, renderá boas fotos na manhã seguinte.

De olho no cardápio

Planeje as refeições para ocasiões especiais com antecedência para que tenha todos os ingredientes necessários e evite repetir os pratos na semana anterior. Se seu filho deseja comer pizza no café, almoço e jantar esse é aquele momento único em que você pode dizer: “Claro”.

(Foto: Shutterstock)

O grande dia

Surpresa faz parte

Enquanto a criança está dormindo, encha o quarto dela com balões, serpentinas e plaquinhas, sugeriu a mãe de dois filhos e organizadora profissional, Shira Gill. “É tão empolgante para os pequenos quando eles acordam dessa forma”, afirma. Se você está preocupado em acordá-lo, pode colocar um buquê de balões na porta do quarto, para que possa encontrar logo quando acordar. Ou você pode armar uma “avalanche de balões”, que podem cair sobre ele quando abrir a porta. É só usar fita adesiva e as serpentinas, para formar uma rede através do batente da porta, e assim poder colocar muitos balões por trás da porta.

Inovando com gosto

É uma boa oportunidade para caprichar no café da manhã e fazer algo diferente, como panqueca, ovo mexido ou uma pilha de waffles como se fossem camadas de bolos. Essa última opção foi escolhida por Agnes Hau, mãe de três filhos. Ela mistura cream cheese e extrato de baunilha, para criar o recheio.

Hora do pedido

Erin Jang, a designer por trás de “Você, Eu, Nós!”, livros de atividade infantil, costuma fazer panquecas americanas especiais de aniversário, colocando granulados coloridos na massa. Outra dica divertida é empilhar panquecas de acordo com o número da idade, para que vá ficando mais alto com os anos.

A festa começa cedo

“Nós levamos isso muito a sério em nossa casa”, disse Rachel Faucett. “Eu penduro piñatas e balões, música alta, comemos pizza e sorvete no café da manhã, e os irmãos entregam presentes ao aniversariante. Tudo dura no máximo 20 minutos, mas é um jeito incrível de iniciar o dia”.

As comemorações começam logo nas primeiras horas do dia (Foto: Shutterstock)

Um look especial

Se vista para o evento. Amber Kemp-Gerstel, a fundadora do “Damask Love”, com itens para crianças, por exemplo, customiza uma camiseta para cada ano novo do filho, usando adesivos para passar com ferro.

Diversão garantida

Tim-tim!

Crie um drink personalizado. A família de Faucett trabalha em equipe para isso. “Não tenha medo de misturar alguma coisa que parece bizarra. Você quer que essas bebidas sejam memoráveis”. Algo como o “Capitão Aniversário Bomba de Cereja Espumante”, feito com refrigerante de limão, suco de cranberry, suco de limão, groselha e, acredite se quiser, bala que estoura na boca sabor cereja.

Enfeite seu passeio

Decore o interior do carro, e surpreenda a criança. Uma dica é usar serpentinas, balões e até mesmo deixar uma mensagem especial escrita na janela do passageiro, usando caneta colorida para vidro. Então leve a família para andar de carro (mas só uma volta, é fundamental continuar cumprindo as recomendações da OMS).

Resgate brincadeiras

Faça uma Caça ao Tesouro, por exemplo. Se você tiver várias crianças e adultos em casa, Gill indica se dividirem em dois times, com um adulto pelo menos em cada. E então mande para o líder uma sequência de fotos com uma lista de itens para procurar: a flor mais bonita, uma pessoa andando com cachorro, número da nova idade do aniversariante com um determinado tempo para encontrar. O time que encontrar o maior número de itens ganha e o aniversariante escolhe o prêmio.

Solta o som

Faça uma playlist com as músicas favoritas da família e dance muito pela casa toda!

Solta o som, a voz e o corpo! (Foto: Shutterstock)

Presenteando

Mão na massa

Faça um bom suspense: embrulhe pequenas lembrancinhas como tatuagens temporárias, bugigangas, barras de chocolate ou doces, usando papel crepom e fitas até que se forme uma bola, que a criança vai poder desembrulhar devagar até descobrir o que é cada um.

Invente desafios

Faça você mesmo uma atividade ou brincadeira, que no final terá um presente como recompensa, sugere Agnes Hsu. Desafie seu filho a construir uma pirâmide com copos descartáveis, desenhe com fita adesiva no chão uma linha torta que a criança precisa seguir sem pisar fora, use a imaginação.

Crie um circuito

Você pode criar um simples circuito com pegadas de papel e pistas para as crianças menores. O aniversariante segue as pistas até achar todos os presentes escondidos, enquanto os irmãos vão dando dicas e animando.

Dia do “sim”

Shira Gill, que vai lançar o livro “Minimalista”, sugere criar o presente do “Dia do Sim”, em que seu filho tem o poder de escolher todas as refeições e atividades de um dia inteiro. O conceito veio do livro infantil “Yes Day!”, de Amy Krouse Rosential e Tom Litchenheld. Você vai ter a oportunidade de aprender as pequenas coisas que seu filho gosta e que pode tornar o novo ano dele muito melhor.

Aquela tradição

Detalhes fazem a diferença

Compre um prato especial para ser o “de aniversário”, que só pode ser usado no grande dia para comer bolo ou todas as refeições. Pode ser simples só com uma cor diferente ou um design mais refinado. Só tenha certeza que será algo que combina com o estilo da criança por muitos anos.

Crie tradições, com certeza elas farão diferença (Foto: Getty Images)

Exclusivo que fala

“Minha tia fazia um bolo arco-íris com confete colorido, todo ano. Não era nada gourmet, mas era o meu bolo especial”, contou Amber. Para os mais novos, existe uma mágica muito importante em manter rituais e quando eles crescerem, essa sobremesa única será responsável por transportá-los para as boas memórias da infância.

Para os mais velhos

“Um bolo que pode amassar tem significado além do primeiro ano de vida”, explica Rachel Faucett. Deixe os talheres de lado, boas risadas estão fadadas a acontecer!

Deixe a criatividade voar

Polly Hall deixa que o filho escolha o sabor, recheio, cobertura e decorações. Isso pode funcionar, seja para uma massa pré-pronta, receita do zero ou até mesmo encomendado da padaria. A família dela já até fez um bolo caseiro com sorvetes tipo mochi, com sanduíches de biscoito e sorvete, criação que chamam de “Dragão Verde”. “Nosso bolo não tem aparência de que foi feito por uma confeitaria, mas o que importa é o aniversariante gostar”.

Sinta o amor

Oi, sumido

Já que não é possível reunir todo mundo em casa, faça uma chamada de vídeo online com parentes e amigos. Você pode até planejar uma “festa surpresa”, Shira Gil diz que a criança ficará em êxtase ao descobrir que a família inteira está lá esperando por ela. “Fizemos uma festa surpresa assim para minha filha, que terminou em uma grande bagunça cheia de dança na frente da câmera. Ela disse que foi a melhor festa de aniversário que já teve na vida”, conta. Para evitar o caos de muitos convidados, escolha um “líder” para comandar a chamada, tenha atividades e perguntas na manga, para poder manter a conversa fluida.

Um para cada

Polly Hall sugere preparar pequenos presentes para as outras crianças também. “Uma lembrancinha que irá  surpreender os irmãos e deixará o aniversariante à vontade para brincar com os novos presentes sem se preocupar. Além de tornar o dia empolgante para todo mundo da família”.

Não deixe os irmãos de fora

Permita que o irmão ou irmã, escolha um presente para o aniversariante. “É uma oportunidade de semear a empatia”, diz Polly Hall, que sempre faz a mesma pergunta para os filhos: “O que você acha que sua irmã gostaria de ganhar?”. Assim eles também vão se sentir animados e orgulhosos ao ver a criança abrindo o presente escolhido.

É importante que todos em casa participem da festa (Foto: reprodução / Getty Images)

Para anotar

Tenha uma lista de perguntas para fazer todos os anos ao seu filho. Vocês todos vão se divertir vendo como as respostas mudam com o tempo. Tente essas:

1. O que te faz feliz?

2. O que te faz triste?

3. Qual seu lugar favorito?

4. O que você quer ser quando crescer?

5. Qual superpoder você gostaria de ter?

6. O que você gostaria de fazer nesse ano?

7. Onde você gostaria de viver quando crescer?

8. Quem é seu herói ou heroína?

9. Qual sua melhor qualidade?

10. O que você acha que irá se lembrar do seu aniversário neste ano?

Ferramentas para garantir a comemoração à distância

– ZOOM: Até 100 pessoas, disponível no computador e celular, gratuito por 40 minutos

– GOOGLE MEET: Até 100 pessoas, disponível no computador e celular, gratuito por 60 minutos

– SKYPE: Até 50 pessoas, disponível no computador e celular, necessário ter conta na Microsoft

– GOOGLE HANGOUTS: Até 10 pessoas na versão básica, disponível no computador e celular, necessário ter conta no Google

– FACEBOOK MESSENGER: Até 50 pessoas, basta ter o aplicativo

– WHATSAPP MESSENGER: Até 8 pessoas, basta ter o aplicativo

– INSTAGRAM: Até 6 pessoas, basta ter o aplicativo

Para complementar a festa

Confira algumas opções para incrementar a comemoração e tornar a data ainda mais marcante

O buffet Pindorama oferece o Pindo in Box, que leva salgados, doces e bolo para as casas, trazendo um pouco do clima das festas infantis.

O Camarote Stadium criou quatro formatos de festas para te ajudar:

• Festa na Caixa: kit para até quatro pessoas, que a família recebe em casa e inclui doces, salgados, decoração e, claro, o bolo, que não pode faltar

• Festa Fantastic na Sua Casa: para quem tem uma família maior (de 5 a 15 pessoas) com cardápio sofisticado e cheio de sabor

• Reserva exclusiva: a família terá acesso ao espaço do buffet, com a equipe trabalhando de máscara, monitoramento de temperatura e processos de higiene redobrados. E você pode fazer live para cantar parabéns com os amigos

• Drive-thru: Uma variação da opção acima em que se agenda um horário em que os amigos vêm de carro para cantar parabéns, tirar fotos com personagens e retirar um brinde

-Publicidade-