Anvisa autoriza o uso de medicamento inovador para combater câncer no pulmão
A “molécula sotorasibe” tem o objetivo de aumentar a sobrevida das pessoas que sofrem com a doença
Resumo da Notícia
- Anvisa autorizou uso de remédio capaz de combater câncer no pulmão
- A tecnologia foi batizada de "molécula sotorasibe"
- O gene tem o objetivo de aumentar a sobrevida das pessoas que possuem tal condição
Mais um avanço para a ciência! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou a “molécula sotorasibe”, uma medicação que estimula o organismo do paciente a combater tumores nos pulmões. O gene tem o objetivo de aumentar a sobrevida das pessoas que possuem tal condição.
“O K-RAS foi descoberto há 40 anos e, até agora, não havia nenhum tipo de terapia contra ele. E cerca de 13% dos casos de câncer de pulmão são ligados a uma mutação particularmente no K-RAS G12C”, afirmou Alejandro Arancibia, oncologista e diretor médico da Amgen Brasil.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer no pulmão é considerado comum entre as pessoas, considerando que no país houve cerca de 30 mil novos casos e 29 mil mortes pela doença em 2020.
“O tratamento básico de qualquer tumor maligno pode envolver cirurgia, quimioterapia e imunoterapia. Após esses procedimentos, essa molécula vem para aumentar a sobrevida do indivíduo como uma solução menos invasiva”, continuou Alejandro.
“Eu me atrevo a dizer que quase todos os cânceres de pulmão são descobertos tardiamente. Há muitos anos, as pessoas morriam após seis meses de diagnóstico. A cada dia, aumentamos as chances de fazer a doença regredir”, acrescentou.
“Aguardamos mais algumas definições burocráticas, como a de preço, mas nosso objetivo é poder atender a saúde pública, já que a suplementar representa apenas 20% da população brasileira”, concluiu.