Aplicativo é desenvolvido para ajudar a diagnosticar autismo em bebês
A ideia foi pensada por pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte
Resumo da Notícia
- Recentemente, um aplicativo para celulares foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte;
- A ideia é fazer o diagnóstico precoce de bebês com autismo;
- O mecanismo de baixo custo promete ajudar os pais.
Recentemente, um aplicativo para celulares foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, para fazer o diagnóstico precoce de bebês com autismo. O mecanismo de baixo custo promete ajudar os pais.
O aplicativo foi desenvolvido para avaliar os padrões dos olhares das crianças que serão testadas, enquanto elas assistem a filmes curtos que são produzidos estrategicamente para o diagnóstico. A ideia é perceber se os bebês observam mais as pessoas, ou os objetos.
Segundo os pesquisadores do projeto, os bebês com autismo prestam atenção ao ambiente de formas diferentes – e perceber isso, foi uma conquista. É o que explica Geraldine Dawson, coautora do estudo e diretora da Universidade:
“Essa é a primeira vez que somos capazes de fazer esse tipo de avaliação usando apenas um smartphone ou um tablet. O estudo serviu como prova e estamos muito encorajados”, diz a pesquisadora. Os filmes foram projetados especialmente para identificar esses olhares.
O uso do rastreamento ocular já havia sido usado anteriormente para o diagnóstico do autismo, mas é a primeira vez em que não é preciso de um equipamento especial para isso. A forma facilitada pode ajudar os pais e os médicos a propiciar formas de fazer a criança se desenvolver.
* Leia também:
Joaquim Lopes conta sobre vacinação das filhas nas redes sociais: “Quase tivemos um infarto!”
38 anos depois: mães descobrem que filhas foram trocadas na maternidade após o parto
Pocah é pedida em casamento ao vivo, após ser eliminada do BBB 21 e reencontrar filha
Virginia Fonseca mostra barriga na reta final da gravidez: “Está enorme”
Relato: “Minha sogra anunciou que estava grávida durante meu casamento e arruinou a noite”