Aplicativo é desenvolvido para ajudar a diagnosticar autismo em bebês

A ideia foi pensada por pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte

Resumo da Notícia

  • Recentemente, um aplicativo para celulares foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte;
  • A ideia é fazer o diagnóstico precoce de bebês com autismo;
  • O mecanismo de baixo custo promete ajudar os pais.

Recentemente, um aplicativo para celulares foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, para fazer o diagnóstico precoce de bebês com autismo. O mecanismo de baixo custo promete ajudar os pais.

-Publicidade-

O aplicativo foi desenvolvido para avaliar os padrões dos olhares das crianças que serão testadas, enquanto elas assistem a filmes curtos que são produzidos estrategicamente para o diagnóstico. A ideia é perceber se os bebês observam mais as pessoas, ou os objetos.

(Foto: iStock)

Segundo os pesquisadores do projeto, os bebês com autismo prestam atenção ao ambiente de formas diferentes – e perceber isso, foi uma conquista. É o que explica Geraldine Dawson, coautora do estudo e diretora da Universidade:

“Essa é a primeira vez que somos capazes de fazer esse tipo de avaliação usando apenas um smartphone ou um tablet. O estudo serviu como prova e estamos muito encorajados”, diz a pesquisadora. Os filmes foram projetados especialmente para identificar esses olhares.

O uso do rastreamento ocular já havia sido usado anteriormente para o diagnóstico do autismo, mas é a primeira vez em que não é preciso de um equipamento especial para isso. A forma facilitada pode ajudar os pais e os médicos a propiciar formas de fazer a criança se desenvolver.

(Getty Images)