Após 8 abortos espontâneos, espécie de rinoceronte quase em extinção ganha um bebê

Rinoceronte-de-sumatra ganha um bebê saudável após 8 tentativas de gravidez resultadas no aborto espontâneo

Resumo da Notícia

  • Rinoceronte-de-sumatra da Indonésia ganha um bebê
  • O nascimento aconteceu depois de 8 tentativas de engravidar que resultaram em abortos espontâneos
  • Essa espécie está com risco de extinção

A espécie de rinocerontes-de-sumatra está ameaçada de extinção. Segundo WWF (Fundo Mundial para a Natureza), há poucos animais da espécie restantes no mundo, menos de 80 para ser mais exato, vivendo pela ilha indonésia de Sumatra e em Bornéu.

-Publicidade-
Rinoceronte dá a luz à um bebê da espécie
Rinoceronte dá à luz um bebê da espécie após oito abortos espontâneos. (Foto: Reprodução/Ministério do Meio Ambiente e Engenharia Florestal da Indonésia/Biro Humas)

Por isso, quando no final de março a rinoceronte, carinhosamente chamada de Rosa, deu à luz mais uma fêmea da espécie, foi motivo de comemoração para as autoridades ambientais locais. O parto aconteceu no Parque Nacional de Way Kambas, em Sumatra.

O mais curioso dessa história é que a rinoceronte já tinha tentado gerar uma cria antes, desde 2005. Mas todas as 8 tentativas anteriores não foram bem sucedidas, tendo um aborto espontâneo em cada uma delas. Acontece que são raras as vezes que consegue se ter um nascimento saudável nessa espécime. Um exemplo é o do próprio pai da recém-nascida. Andatu foi o primeiro rinoceronte-de-sumatra que nasceu em um santuário em mais de 100 anos.

Rinoceronte com sua filha
Rinoceronte com a filha após 8 tentativas de engravidar. (Foto: Reprodução/Ministério do Meio Ambiente e Engenharia Florestal da Indonésia/Biro Humas)

Infelizmente a caça ilegal e as mudanças climáticas são os principais fatores para essa espécie estar em “perigo crítico” de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. Porém, com o nascimento de mais uma fêmea para espécie, as autoridades ambientais do sudeste asiático se sentiram inspiradas, trazendo um certo otimismo para continuar os esforços a favor da luta para a conservação espécie. Assim como disse Wiratno, um funcionário de alto escalão do Ministério do Meio Ambiente da Indonésia: “O nascimento deste espécime é uma notícia muito boa para os esforços do governo e seus parceiros para aumentar a população.”

Bebê rinoceronte
Bebê rinoceronte que nasceu após 8 tentativas de engravidar. (Foto: Reprodução/Ministério do Meio Ambiente e Engenharia Florestal da Indonésia/Biro Humas)

A bebê rinoceronte, ainda sem nome, vai ser batizada até o final do ano. Ela vai dividir espaço com mais outros 7 rinocerontes-de-sumatra que vivem no Parque de Way Kambas, representando 20% de todos os animais da espécie no mundo.