Aprenda como evitar as brotoejas de calor na pele do bebê

Saiba o que fazer para evitar

(Foto: iStock)
(Foto: iStock)

Seu bebê desenvolveu alguma brotoeja? Aparentemente do nada ele está coberto de bolinhas vermelhas? A gente te ajuda! A causa da brotoeja é simples de explicar, se trata de uma resposta da pele ao excesso de calor. Essa reação pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em recém-nascidos e bebês. Normalmente, quando a gente começa a suar, a transpiração percorre os dutos de suor até a superfície da pele e evapora. Mas, nos bebês, esses dutos ainda estão em desenvolvimento e podem se romper com facilidade.

-Publicidade-

Sintomas da brotoeja

Primeiro de tudo, quando as bolinhas surgirem, consulte seu pediatra. Mas dá para suspeitar do que se trata pela aparência normalmente são pequenos inchaços vermelhos, rodeados de vermelhidão em volta da pele. Geralmente ocorre em partes vestidas do corpo: nas axilas, no abdômen e na virilha, diz Jody A. Levine, diretora de dermatologia da Cirurgia Plástica e Dermatologia de Nova York. Em bebês, pode acontecer também no pescoço (um grande caçador de calor), ombros e peito. A brotoeja pode ser acompanhada por coceira, por isso, alguns arranhões são comuns.

“A combinação do seu bebê em um ambiente quente e estar excessivamente vestido pode causar a brotoeja“, diz Lawrence F. Eichenfield, professor de pediatria e dermatologia da Universidade da Califórnia, San Diegoa. O que acontece é que uma vez que seu filho esteja com muito calor e corpo vai suar, e caso ele esteja com muita roupa, o suor não vai evaporar com facilidade, causando a brotoeja. Para evitar o problema o segredo é vestir a criança na medida certa.

Como evitar

Comece resfriando o quarto do seu filho. Se estiver muito calor, principalmente neste clima brasileiro que não se define por frio ou quente, aumente a refrigeração do ambiente com o ar-condicionado ou ventilador para baixar a temperatura. No inverno, cuidado para não colocar roupa demais, ainda mais durante o sono quando as crianças costumam transpirar bastante. “Vista-o com roupas leves e folgadas que facilite a respiração das principais áreas afetadas pela brotoeja“, aconselha Lawrence.

Caso esteja coçando muito, existem pomadas indicadas para o tratamento, como loção de calamina e creme de hidrocortisona. “Mas use apenas com a aprovação do pediatra do bebê“, afirma Levine. A leve inflamação normalmente desaparece em poucos dias, mas é importante acompanhar de perto, porque pode se transformar em um problema mais chato. “Se a vermelhidão se espalhar pelo corpo, é o primeiro sinal para ir ao hospital”.

Leia também:

Por que os recém-nascidos precisam de banho de sol?

Óculos de sol só é recomendado a partir dos 10 anos

Os raios de sol podem ter consequências ruins para a saúde do seu filho