Aprovado! USP cria respirador que pode ser feito em algumas horas e gastando muito menos

O aparelho foi testado em pacientes do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP) e do Instituto do Coração (Incor) e recebeu aprovação em todas as formas de uso

Resumo da Notícia

  • "Inspire" é o nome do ventilador pulmonar desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP
  • O equipamento é 15 vezes mais barato do que os demais que estão no mercado
 
O respirador foi testado em humanos (Foto: reprodução Vídeo Globo)

Inspire” é o nome do ventilador pulmonar desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP. O equipamento é 15 vezes mais barato do que os demais que estão no mercado.

-Publicidade-

O aparelho foi testado em pacientes do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP) e do Instituto do Coração (Incor) e recebeu aprovação em todas as formas de uso. Agora ele segue para a fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O respirador (Foto: Divulgação Poli)

Além disso, o respirador leva apenas 2 horas para ser fabricado e é muito mais barato que os demais. O professor Guenther Krieger Filho, coordenador do Laboratório de Diagnóstico Avançado de Combustão da Poli explicou ao G1: “O objetivo era ter medidas na frequência da respiração do paciente, para permitir a sincronização do fornecimento de oxigênio do aparelho com a frequência respiratória. Foram testadas várias frequências respiratórias, porque havia controle das variáveis, tais como pressão e vazão”.

-Publicidade-

“Buscamos montar um equipamento que pudesse utilizar ao máximo componentes que já existem no mercado brasileiro, não dependendo muito de importação, e que pudéssemos acionar os fabricantes para aumentar sua produção”, concluiu o professor Raul González Lima, especialista em Engenharia Biomédica.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-