Ar dentro de casa pode ser até 5 vezes pior que o de fora: como deixar sua família protegida e saudável

Cuidar do bem-estar de todos deve ser uma prioridade. É preciso deixar a casa arejada e outros métodos também podem ajudar, como purificadores

Resumo da Notícia

  • As casas se tornaram refúgios para a família nesse período
  • Assim, a preocupação com o ar se intensificou e merece atenção
  • Confira algumas dicas para melhorar a qualidade do ar

Mais do que nunca, as casas se tornaram verdadeiros refúgios para toda a família. A preocupação em manter um ambiente seguro e saudável é essencial para a proteção de quem mais amamos. Mas você já parou para pensar na qualidade do ar que sua família respira dentro de casa? Em meio à correria do dia a dia, é comum se esquecer de prestar atenção em detalhes que parecem pequenos, mas influenciam diretamente na saúde do seu filho.

-Publicidade-
Saiba como melhorar a qualidade do ar da sua casa (Foto: Ivan Dostál/Unsplash)

O fato é que os contaminantes microscópicos, como vírus, bactérias, ácaros, fungos e alérgenos, estão por toda parte no ar. De acordo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a poluição interna costuma ser de duas a cinco vezes maior que a externa. “Os ambientes internos podem ser muito piores que os externos. Isso porque muitas vezes o ambiente externo joga para dentro do fechado partículas de poeira, ácaros, mofo e poluição. E esse ar interno não é renovado, fazendo com que haja um acúmulo dessas partículas no ambiente, o que pode ser muito prejudicial à saúde”, explica o otorrinolaringologista Alexandre Colombini, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, pai de Bianca.

Especialistas defendem que os ambientes com qualidade do ar ruim causam a irritação de vias aéreas superiores e inferiores, além da mucosa ocular. A preocupação com o ar da sua casa deve ir muito além da pandemia, já que os casos de bronquite, rinite, sinusite, asma e conjuntivite alérgica podem ser mais frequentes. Além disso, os vírus e bactérias mais comuns no ar podem causar doenças como meningite, pneumonia, gripe e até influenzas mais severas. “Passamos a maior parte do tempo em casa ultimamente. Ter um ar adequado para respirar ajuda o sistema respiratório a manter a saúde. O ar com poluição ambiental, poeira, ácaros ou fungos geram a inflamação nasal conhecida por rinite alérgica. Pessoas com rinite têm a defesa inicial do sistema respiratório menos eficaz, o que favorece ainda mais a infecção”, defende a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), filha de Manuel e Maria Lúcia.

Como manter a qualidade do ar em casa

A proteção e saúde da sua família devem vir em primeiro lugar. Além de entender os danos que os ambientes com ar de péssima qualidade podem causar, é importante saber o que fazer na prática para deixar sua família protegida e respirando ares mais saudáveis. “Nossa casa pode ser um depósito de poeira escondida. Mesmo quando temos poucos móveis ou objetos nos ambientes, o sofá, colchões, travesseiros e até as roupas guardam facilmente poeira e ácaros”, explica Dra. Maura.

Deixe as janelas abertas para o ar circular pela casa (Foto: Getty Images)

O primeiro passo para ter um ar mais saudável em casa é garantir uma boa circulação de ar. “Mantenha as janelas abertas para uma boa circulação e renovação de ar, além de evitar varrer a casa, já que essa prática dispersa partículas no ar. Em vez de varrer, passe um pano úmido ou um aspirador. Dentro de casa, também vale usar sofás e capas de almofadas e travesseiros impermeabilizantes para facilitar a limpeza e possibilitar o uso de álcool 70% sem danificar o tecido. Para os ambientes muito quentes que demandam o uso do ar-condicionado, é muito importante que se faça a limpeza correta e manutenção dos filtros de acordo com a orientação de cada fabricante. Mas, em média, é necessária uma limpeza de 6 em 6 meses”, indica Alexandre.

A limpeza dos cômodos e móveis é essencial para garantir uma melhor qualidade do ar interno. “Limpe bem os ambientes, água e sabão já são suficientes para a limpeza diária. Se for usar aspirador de pó, certifique-se de que o aparelho tenha filtro HEPA. Também vale dar banho de sol em colchões, travesseiros ou almofadas. O sol é o melhor aliado para eliminar fungos, por exemplo. Outra dica é evitar os tapetes, carpetes e cortinas pesadas, pois acumulam pó e são difíceis de limpar adequadamente”, aconselha Maura. “Uma estratégia que pode ser utilizada são os purificadores de ar, mas vale ficar atento ao tamanho da área que o aparelho consegue purificar”, completa Alexandre.

Ar purificado e família protegida

Como defendem os especialistas, manter a casa arejada é uma das opções para melhorar a qualidade de ar dentro de casa. Mas os purificadores de ar também podem ser um bom caminho para quem busca bem-estar e a saúde da família toda. A LG acaba de trazer uma ótima novidade ao mercado brasileiro, para combater vírus e bactérias, purificar o ar do seu lar e proteger você e sua família. Trata-se do PuriCare™ 360°,  que filtra, absorve e elimina até 99,9% dos vírus, bactérias, alérgenos, partículas de poeiras, poeiras ultrafinas, pelos, odores, fumaças e gases prejudiciais à saúde. Por meio do sistema de multi-filtragem, ele purifica o ambiente em 360° com seis etapas diferentes de filtragem. São dois modelos: o AS651DWH0, que possui um filtro e consegue agir em um espaço de até 61 m2, e o AS101DWH0, que tem dois filtros e alcança 100 m2. Ambos proporcionam ar puro em até 25 minutos, mantendo você e sua família seguros rapidamente em qualquer ambiente. Veja todos os detalhes do PuriCare 360°:

Virus Defense

É o principal recurso do PuriCare 360°, que elimina até 99,9% dos vírus e bactérias que estão no ar por meio do filtro Safe Plus, que tem a função de puxar o ar poluído para fazer a limpeza. “A performance do PuriCare 360° é chancelada por duas grandes instituições, a Universidade de Saúde de Seul, que certificou o produto em relação ao antivírus, e o KTR, um instituto independente de pesquisa coreano, onde houve a certificação em relação ao antibacteriano”, explica André Pontes, gerente de produtos na divisão de condicionadores e purificadores de ar da LG, pai de Daniel. O produto também tem a função do Ionizador Plasmaster Plus, que adiciona milhões de Íons no ambiente, auxiliando a eliminar bactérias mesmo antes de passar pelo processo de filtragem. “Ele gera milhões de íons no ar naquele ambiente, que atacam o vírus e a bactéria, fazendo a eliminação antes mesmo de passar pelo sistema de filtragem. Isso já ajuda na redução do nível de bactérias e vírus no ambiente. É um sistema bem completo”, defende André.

Multi Filtragem 360°

No ar, existem milhares de partículas de tamanhos diferentes que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, o PuriCare 360° oferece seis etapas para eliminar todas elas de forma particular:

  • Etapa 1: até 99,9% de vírus e bactérias
  • Etapa 2: até 99,999% de partículas de poeira
  • Etapa 3: até 99,999% de poeiras ultrafinas
  • Etapa 4: alérgenos
  • Etapa 5: odores – até amônia NH3
  • Etapa 6: gases prejudiciais à saúde e fumaça (SO2 e NO2)
O cuidado com o ambiente deve ser prioridade nesse momento (Foto: iStock)

“Muita gente tem dúvidas sobre o fato dos vírus e bactérias acabarem ficando alojados no filtro e acontecer contaminação ao encostar para fazer a limpeza. Isso não acontece. O filtro tem uma reação química de óxido de zinco, que vai fazer a eliminação dos vírus e bactérias que estão presentes nele. Então, dá para fazer uma manutenção no filtro se quiser. A gente só aconselha usar luva e máscara, porque ele acumula muita poeira, por uma questão de higiene”, explica André.

Indicador smart

Para te ajudar a saber como está a qualidade do ar dentro da sua casa, o PuriCare 360° identifica de forma precisa e em tempo real essa qualidade utilizando quatro níveis de cores: vermelho, laranja, amarelo e verde. Essa função é realmente inteligente e é capaz de detectar variações de partículas perigosas no ambiente, como nos momentos em que uma pessoa que está com alguma doença infecciosa entra no cômodo e despeja vírus ou bactérias no ar.

Family Care

A gente sabe que com um bebê, crianças pequenas, ou animais em casa, a preocupação aumenta. Por isso, o PuriCare 360° proporciona uma poderosa filtragem do ar no nível do chão no caso específico do modelo de dois filtros. Assim, é possível limpar os espaços onde seu filho ou o pet costumam brincar.

Clean Booster

Trata-se de uma função exclusiva que purifica e ventila o ambiente até 24% mais rápido que um produto convencional, além de proporcionar um jato de ar puro que alcança a distância de até 7,5m. “Ele faz com que a purificação do ambiente seja muito mais rápida. Para quem estiver mais longe, em outro cômodo da casa, por exemplo, também vai ter acesso ao ar purificado mais rápido”, explica André.

LG ThinQ

O produto pode ser conectado ao aplicativo LG ThinQ, que possibilita que o celular sirva como um controle remoto, além de monitorar as funções pelo dispositivo móvel. Outra possibilidade é ativar o purificador de maneira remota.

Super Silencioso

O LG PuriCareTM360° oferece um menor nível de ruído, a partir de 26 decibéis*, sendo mais silencioso que uma biblioteca (36 decibéis). Para saber mais, acesse www.lgpuricare.com.bre confira o vídeo: