Asma: respondemos suas principais dúvidas para garantir o bem-estar das crianças

Também chamada de bronquite alérgica, é uma doença que pode se manifestar de várias formas. Entenda mais sobre essa condição

Resumo da Notícia

  • A asma é uma doença que pode se manifestar de várias formas
  • Veja os principais sintomas
  • Respondemos as principais dúvidas

A asma, também chamada de bronquite alérgica, é uma doença que pode se manifestar de várias formas. Esta diversidade de apresentações clínicas pode atrasar o diagnóstico e consequentemente o tratamento. Algumas crianças apresentam tosse que vai e volta, especialmente no período da noite. Outras tossem muito quando brincam ou fazem esportes. E algumas crianças têm a manifestação mais aguda e preocupante, que é a dificuldade para respirar, com cansaço e prostração. Neste último caso, os pais devem procurar um serviço de emergência pediátrica imediatamente para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, pois as consequências podem ser bem graves.

-Publicidade-
Entenda mais sobre a asma (Foto: Getty Images)

Os principais sintomas da asma decorrem da inflamação dos brônquios e bronquíolos, canais por onde o ar passa através do pulmão até chegar no sangue. Esta inflamação, associada a um fechamento por espasmo da musculatura destes canais, faz com que o ar tenha dificuldades de chegar no sangue, o que provoca rapidamente falta de ar e esforço intenso para respirar. Os movimentos do tórax ficam mais rápidos e profundos, com um desconforto respiratório de intensidade variável.

Os demais sintomas, como tosse e chiado no peito decorrem de uma produção aumentada de muco, pelo processo inflamatório local. Recomendo que os pais consultem os pediatras de confiança não apenas nas crises agudas, mas entre elas, uma vez que o tratamento preventivo é uma realidade e deve ser instituído o quanto antes, para que todos tenham uma vida normal e sem limitações. O Dr Cláudio, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, pediatra e nosso megaconsultor, formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, respondeu a algumas perguntas dos nossos leitores, confira:

-Publicidade-

Qual a maior diferença entre asma e bronquite? – Dudu Benon, pai de Marina, Théo e Estela

A bronquite é um termo genérico que significa inflamação dos brônquios. Tem várias causas, como infecções, irritação por poluentes (como a fumaça dos cigarros), produtos químicos e alergia. A asma é a bronquite tipo alérgica, caracterizada por uma predisposição genética associada a fatores alérgicos desencadeantes, como, por exemplo, pó e ácaros. Portanto, asma e bronquite alérgica são a mesma coisa.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Conforme vai anoitecendo, os sintomas de quem tem asma pioram? – Cláudia, mãe de Maria Alice

A asma com tosse e falta de ar costuma ser observada à noite. Isso acontece pois as pessoas ficam mais atentas ao seus sintomas físicos neste período, quando param de ter outras atividades físicas e mentais. Além disto, a posição deitada ajuda no acúmulo de muco, que vai aumentando e desencadeando a tosse. Outro fator relacionado é a presença de pó e poeira nos quartos das crianças, que costumam ter cortina, tapetes e bichos de pelúcia, que são acumuladores.

Asma tem cura? Durante toda minha vida fiz uso da bombinha. Se eu tiver filhos, poderão nascer com o mesmo problema? – Samily Alves, filha de Josina Maria e Leônidas

Ela pode ser controlada, mas não há cura até o momento. A genética é um ponto de destaque. Hoje sabemos que se a mãe ou o pai tem asma a chance do filho ter doença alérgica é de 30 a 40%, e quando os dois pais têm asma a chance aumenta. Portanto você deve ficar atenta caso seu filho apresente sintomas e deve conversar com seu pediatra de confiança.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-