Astrônomo Brasileiro registra acontecimento raro e chama atenção da internet em todo o mundo

O astrônomo, José Luis Pereira, registrou o impacto de um asteroide contra o planeta Júpiter, em São Caetano do Sul, às 19h39

Resumo da Notícia

  • Brasileiro registrou o impacto de um asteroide contra o planeta Júpiter
  • O astrônomo enviou as imagens para um grupo de astrologia francesa, que confirmou o fato
  • O fenômeno é considerado raro, sendo o primeiro a acontecer depois de 1994

O astrônomo amador, José Luis Pereira, registrou na noite da última segunda-feira (13), o impacto de um asteroide com o planeta Júpiter. O acontecimento foi filmado no céu de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo, por volta das 19h30.

-Publicidade-

José costuma monitorar o planeta desde 2018, e dessa vez, notou um clarão peculiar. No entanto, só deu atenção ao ocorrido, após rever a filmagem que havia feito. E percebeu que, houve um impacto de algo diferente contra Júpiter.

Para a minha surpresa, no primeiro vídeo percebi um brilho diferente no planeta, mas não prestei atenção, porque imaginei que poderia ser resultado dos parâmetros adotados, então continuei vendo o vídeo normalmente. Só olhei o resultado na manhã do dia 14, quando o programa me alertou sobre a alta possibilidade de um impacto, e vi que o registro foi feito no primeiro vídeo” relatou.

No dia seguinte, o astrônomo enviou o vídeo a Marc Delcroix, engenheiro aeroespacial da Sociedade Astronômica da França, que confirmou o impacto do asteroide. Afirmou também que, fatos assim são raros, sendo o último acontecer em 1994. O grupo francês usou um telescópio de 62cm, para evidenciar, de maneira mais clara, a colisão relatada pelo brasileiro.

“Para mim foi um momento de grande emoção, já que tento registrar um evento como esse há vários anos”, acrescentou José. Para registrar o acontecimento, o brasileiro utilizou um telescópio modelo QHY5III462C, newtoniano de 275mm.

Assista ao momento do impacto: