Aumento nos casos de diabetes em crianças pode estar relacionado a Covid-19, diz pesquisa

O estudo foi realizado pela Imperial College de Londres. Os cientistas dizem que o vírus é capaz de atacar as células do pâncreas e causar o tipo 1 da doença

Resumo da Notícia

  • O aumento no número de crianças com diabetes tipo 1 pode ter relação com o Covid-19.
  • A pesquisa foi feita pelo Imperial College de Londres
  •  Segundo os cientistas, durante o pico da pandemia na região os casos de crianças diabéticas quase dobrou

Pesquisadores do Imperial College de Londres divulgaram nesta terça-feira, 18 de agosto, que o aumento no número de crianças com diabetes tipo 1 no Reino Unido pode ter relação com o Covid-19. Segundo os cientistas, durante o pico da pandemia na região os casos de crianças diabéticas quase dobrou.

-Publicidade-
Diabetes tipo 1 e Covid-19 podem estar relacionados (Foto: Getty Images)

“Nossa análise mostra que, durante o pico da pandemia, o número de casos novos de diabetes tipo 1 em crianças foi anormalmente alto em dois dos hospitais (que estudamos) na comparação com anos anteriores”, afirmou a pesquisadora Karen Logan, coautora do estudo. “Quando investigamos mais, algumas destas crianças estavam com o coronavírus ou já haviam sido expostas ao vírus”, completou.

A China e a Itália também mostraram dados que comprovam o aumento do diagnóstico de diabetes tipo 1 em crianças durante os meses mais aflitos da pandemia. A doença causa a destruição das células produtoras de insulina, o que impede o corpo de controlar o nível de açúcar no sangue. Os cientistas acreditam que o Covid-19 pode ter o poder de atacar as células do pâncreas que produzem a insulina. “É preciso pesquisar mais para se determinar se existe um elo definitivo… Mas, enquanto isso, esperamos que os clínicos o levem em conta”, disse a pesquisadora.

-Publicidade-

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!