Autonomia e segurança! Empreendedora cria marca de móveis infantis seguindo Método Montessori

Amanda Chatah fundou a ‘Muskinha – Design Divertido’ após uma experiência com a segunda filha. O objetivo é usar peças lúdicas para auxiliar no desenvolvimento das crianças

Resumo da Notícia

  • Amanda Chatah fundou a ‘Muskinha - Design Divertido’ em 2016, após um episódio com a filha
  • A marca oferece móveis infantis que seguem o método Montessori
  • O objetivo é dar autonomia e segurança para as crianças se desenvolverem

No Brasil, cada vez mais mulheres demonstram vontade de empreender e buscar seu espaço no mundo dos negócios. Foi assim que a designer de moda e pós-graduada em Gestão de Marketing Amanda Chatah, 42 anos, fundou a ‘Muskinha – Design Divertido’, marca de mobiliário infantil, em 2016. Em 2015, ela se juntou à estatística de muitas outras mães ao ser demitida do trabalho antes dos filhos completarem 2 anos. Mãe de três crianças, a ideia da loja surgiu justamente da experiência materna. “Quando minha filha do meio, a Olívia, tinha 8 meses, ela caiu do berço e nos deu o maior susto. Resolvemos mudar todo o quarto dela e eu comecei a estudar o método Montessori, onde a premissa é o mobiliário ficar todo na altura dos olhos da criança e no acesso de suas mãos”, explica.

-Publicidade-
O método Montessori enxerga pelo olhar da criança, não do adulto (Foto: Shutterstock)

A marcenaria foi desenhada pelos próprios pais, e deram início a transformação pela cama, que foi batizada de Cama Casinha, modelo que até hoje é o carro chefe da marca. Ao compartilhar o resultado na internet, o feedback foi muito positivo, e foi nesse momento que Amanda percebeu que ali existia um nicho não explorado. Aproveitando o sono das filhas para montar a identidade visual da marca, site e perfis nas redes sociais, a Muskinha foi lançada. “Juntar a minha profissão com a maternidade foi umas das coisas mais lindas que fiz na minha vida. Sinto um orgulho enorme dessa conquista”, afirma.

Nem tudo na trajetória do empreendedorismo são flores e a empresária faz questão de ressaltar isso, porém a ideia de criar um negócio próprio ia além de uma satisfação profissional, mas pessoal. “Eu sou filha de mãe solo, vi minha mãe trabalhar horas e mais horas para criar a minha irmã e eu sozinha. Quando criança, sentia falta de ter ela presente em casa e nas minhas tarefas diárias. Depois da maternidade percebi que estava tomando o mesmo rumo da minha mãe, então conciliar maternidade com trabalho passou a ser um propósito na minha vida”, conta. Mesmo trabalhando muito, hoje ela consegue administrar o próprio horário, almoçar com a família e até levar os filhos para a escola (antes da pandemia).

Esse e outros móveis seguindo o método Montessori estão na Muskinha (Foto: reprodução/Instagram)

E é esse amor pela maternidade que a faz seguir em frente: “Às vezes, me sinto exausta, afinal o turno de mãe nunca acaba né? (rs), mas ao mesmo tempo ser mãe é algo que me realiza muito, me traz potência e me faz querer ser alguém melhor. Todos os dias eu quero ir mais longe, por eles e com eles”.

Método Montessoriano

Criar produtos seguros e lúdicos é o principal objetivo da marca. Todos os móveis são fabricados artesanalmente e visam o desenvolvimento da autonomia e criatividade das crianças, além de serem produzidos com materiais 100% nacionais. Amanda conheceu a metodologia uma vez que a filha mais velha estudou em uma escola com Montessori, mas se aprofundou no tema após o episódio de queda de Olívia. “O objetivo da metodologia é auxiliar no desenvolvimento da vida da criança de forma integral e profunda. Os espaços que são adeptos dessa metodologia são feitos a partir do ponto de vista da criança e não do adulto”, pontua.

A empreendedora diz que a frase mais linda e respeitosa da premissa é a pergunta: “Me ajude a fazer sozinho?”. “Esse respeito e observação cuidadosa da criança, principalmente na primeira infância, faz com que ela se perceba como indivíduo único e importante, protagonista de sua própria história”, acrescenta. Sonhando em crescer com a marca e futuramente, usar a experiência para criar cursos sobre empreendedorismo, a Muskinha tem mais de 120 mil seguidores no Instagram e traz soluções e inspirações para os pais. “Brinco que a Muskinha é meu 4º filho, de tanto amor que tenho por ela”, finaliza.