Avião comercial pousa na Antártica pela primeira vez

A aeronave saiu da Cidade do Cabo, na África do Sul carregando carga

Resumo da Notícia

  • Avião comercial pousou na Antártica pela primeira vez
  • Ele saiu da Cidade do Cabo, na África do Sul carregando carga
  • De acordo com especialistas, pista de gelo é mais difícil de aterrissar

No dia 2 deste mês, o avião comercial, Airbus A340, decolou pela primeira vez, com destino à Antártica. Ele saiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, carregando carga.

-Publicidade-

O avião havia sido fretado pela White Desert (deserto branco, traduzindo para o português) empresa de turismo de aventura, levando suprimentos para um acampamento no local. O voo durou cerca de 5 horas e as equipes ficaram menos de 3 horas no solo gelado.

Avião pousa na Antártica
Avião comercial pousa na Antártica pela primeira vez (Foto: Reprodução / IMarc Bow / Hi Fly)

“A profundidade é de 1,4 km de gelo duro e sem ar. O importante é que quanto mais frio, melhor”, afirmou Carlos Mirpuri, piloto e vice-presidente da empresa aérea.

A novidade surpreende devido à dificuldade existente para pousar em pistas de gelo. No entanto, ele afirmou que quanto mais frio o ar estiver, melhor será para a aterrisagem. “A profundidade é de 1,4 km de gelo duro e sem ar. O importante é que quanto mais frio, melhor”, continuou.

“Pousar e parar um A340 tão pesado não seria problema; pelo menos na teoria, já que nunca um A340 pousou antes em um gelo glacial azul”, disse ele.