Publicado em 28/08/2021, às 19h18 - Atualizado em 30/08/2021, às 10h05 por Jennifer Detlinger, Editora de digital | Filha de Lucila e Paulo
Mais uma Barbie para ficar marcada na história! A Mattel lançou uma boneca em homenagem para Sarah Gilbert, médica britânica de 59 anos, que ajudou a desenvolver a vacina da AstraZeneca contra a covid-19.
A iniciativa faz parte da linha “Mulheres Inspiradoras” (Role Models em inglês). A cientista espera que as Barbies seja um exemplo de motivação para outras gerações. “É um conceito muito estranho ter uma boneca Barbie feita com a minha imagem. Mas espero que isso ajude a tornar mais normal para as meninas pensarem em seguir carreiras científicas ”, disse Gilbert em uma entrevista para a Mattel.
“De enfermeira de emergência a pesquisadora médica e muito mais, essas heroínas continuam a se levantar para servir suas comunidades neste momento de necessidade e inspirar as gerações atuais e futuras a fazer o mesmo. Graças a essas heroínas” , diz a Mattel no comunicado.
Lisa McKnight, vice-presidente sênior e chefe global da Barbie e bonecas da Mattel, conta como o projeto “Mulheres Inspiradoras” tem ajudado muito na questão de mostrar a meninas que elas podem fazer o que quiserem: “A Barbie reconhece que todos os trabalhadores da linha de frente fizeram enormes sacrifícios ao enfrentar a pandemia e os desafios que ela agravou”, diz ela, que complementa: “Para iluminar seus esforços, estamos compartilhando suas histórias e aproveitando a plataforma da Barbie para inspirar a próxima geração a seguir essas heroínas. Nossa esperança é nutrir e estimular a imaginação das crianças que interpretam seus próprios enredos como heróis”.
Sarah pediu que a organização Women in Science & Engineering, dedicada a inspirar meninas a se aventurarem no mundo da ciência e da tecnologia, receba uma doação contra a receita gerada por essas bonecas.
A biomédica brasileira Dra. Jaqueline Goes também se tornou uma das bonecas da Barbie. Ela se tornou conhecida após liderar a equipe que sequenciou o genoma do vírus SARS-CoV-2 em apenas 48h no Brasil – tempo recorde se comparado a outros países. Doutora em Patologia Humana e Experimental pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), instituição associada à Fiocruz, e mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, a pesquisadora coordena o projeto CADDE (Centro de Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus), uma parceria do Brasil com o Reino Unido.
Entre as outras heroínas da linha da Mattel, estão a enfermeira do pronto-socorro Amy O’Sullivan, que tratou do primeiro paciente COVID-19 no Wycoff Hospital em Nova York, Chika Stacy Oriuwa, canadense residente em psiquiatria da Universidade de Toronto, que é conhecida por rejeitar o racismo na área de saúde, e Kirby White, uma médica australiana que desenvolveu uma bata cirúrgica que pode ser lavada e reutilizada durante esta crise de saúde.
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar exibe filhos, Davi Lucca e Mavie, juntos: "Meus lindos"
Bebês
Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Gisele Bündchen prova que beleza é de família ao mostrar fotos do filho em aniversário
Aniversário
Isis Valverde posta foto ao lado de sogra em evento da família de Marcus Buaiz e faz declaração: “Amor”