Bebê com AME consegue doação de 9,5 milhões para tratamento mais caro do mundo

Isadora Thury foi diagnostica com Atrofia Muscular Espinhal aos 8 meses de idade e precisa receber o remédio o mais rápido possível para sobreviver

Resumo da Notícia

  • A família de um bebê de 2 anos com Atrofia Muscular Espinhal (AME) conseguiu que a União depositasse 9,5 milhões de reais para a compra do remédio que trata a doença
  • O valor será acrescentado em outros 2,5 milhões de reais que foram arrecadados por meio de doações
  • O medicamento, Zolgensma, fabricado nos Estados Unidos, é considerado “o mais caro do mundo”

A família de um bebê de 2 anos com Atrofia Muscular Espinhal (AME) conseguiu que a União depositasse 9,5 milhões de reais para a compra do remédio que trata a doença. O valor será acrescentado em outros 2,5 milhões de reais que foram arrecadados por meio de doações, totalizando os 12 milhões necessários. O medicamento, Zolgensma, fabricado nos Estados Unidos, é considerado “o mais caro do mundo”.

-Publicidade-
O remédio é o mais caro do mundo (Foto: Getty)

Isadora Thury foi diagnostica com 8 meses de idade. Em entrevista ao G1, a mãe da menina, Isabela, disse que “Nosso milagre enfim está chegando”.“Estou extremamente feliz, acho que a ficha ainda não caiu. A cada dia que passa a gente tenta compreender que isso está acontecendo, pois é uma felicidade muito grande. A luta foi muito árdua”, afirma.

Isadora tem 2 anos (Foto: Reprodução / G1)

A previsão é de que até esta sexta-feira, 6 de novembro, o remédio chegue no aeroporto de Guarulhos e seja encaminhado para Curitiba, onde o tratamento será realizado. O advogado Francisco Calheiros, informou que a quantia já foi depositada para a família. “Além do medicamento, é necessário pagar a internação no hospital, os honorários médicos e uma série de outros gastos”, disse.

-Publicidade-

Sem o remédio, a doença costuma ser fatal

A AME é uma doença genética neurodegenerativa que causa a degeneração de neurônios motores localizados na medula espinhal. Os portadores da condição perdem a capacidade de se mover, engolir, respirar ou de fazer qualquer gesto voluntário no corpo. A maior parte das crianças portadoras não chegam aos 2 anos de idade sem o tratamento.

O remédio, Zolgensma, só foi aprovado em maio do ano passado e só recebeu a liberação da Anvisa no último mês. O medicamento fornece ao organismo uma cópia idêntica ao gene SMN1, responsável pela produção de uma proteína que alimenta os neurônios motores, responsáveis pelo movimento. Apesar de não curar a Atrofia Muscular Espinhal, o tratamento estabiliza o quadro.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-