Bebê de 2 anos aprende a reconhecer sons e falar depois de ganhar aparelho auditivo

David nasceu com a síndrome de Treacher Collins e Sequência de Pierre Robin, condições que afetam os ossos do rosto e comprometem a audição, e conseguiu dizer sua primeira palavra após começar usar a tecnologia médica

Resumo da Notícia

  • Na última semana, um menino de 2 anos aprendeu a falar graças à uma tecnologia médica que permitiu que ele escutasse
  • David nasceu com a síndrome de Treacher Collins e Sequência de Pierre Robin
  • Essas condições afetam os ossos do rosto e também comprometem a audição, causando perda severa

Na última semana, um fato muito importante se concretizou na vida da família de David Gabriel Vicente de Souza. O menino, de apenas dois anos, aprendeu a falar a palavra “mamãe”. Apesar de parecer uma conquista simples para muitas pessoas, para o bebê foi um passo dado muito importante.

-Publicidade-
Menino de 2 anos aprende a falar depois de tecnologia médica (Foto: Divisão de Saúde Auditiva/HRAC-USP)

David é de Joinville, Santa Catarina, e nasceu com a síndrome de Treacher Collins e Sequência de Pierre Robin, condições que afetam os ossos do rosto e também comprometem a audição, causando perda severa. 26 dias após nascer, David foi internado no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, na cidade de Bauru. Lá, ele passou por cirurgias e também começou a fazer tratamentos com fonoaudiólogas.

Foi graças à tecnologia oferecida pelo hospital que David começou a ouvir melhor e identificar sons, uma banda elástica com processadores de áudio. “Eu sabia que ele escutava quando falávamos alto com ele, mas ele ficava perdido por não saber de onde o barulho vinha”, contou Rosângela, mãe do menino ao G1.

-Publicidade-

“Quando colocaram o aparelho nele e cantaram, ele chorava e olhava para mim com uma cara de ‘mãe, o que está acontecendo?’. Não tenho palavras para explicar como foi a hora que ele escutou”, ela continuou. Desde então, a qualidade de vida do filho melhorou muito – e ele conseguiu, inclusive, aprender a falar “mamãe”.

Menino de 2 anos aprende a falar depois de tecnologia médica (Foto: Reprodução G1/Arquivo Pessoal/Rosangela Borges)

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-