Bebê engasga com papinha e é salvo por policiais que ouviram socorro da mãe

A mulher abordou os militares nesta última terça-feira em uma das ruas de Fortaleza assim que percebeu que o filho não conseguia respirar

Resumo da Notícia

  • Um bebê de três meses foi salvo por policiais nesta última terça-feira, 27 de outubro, após engasgar enquanto comia papinha
  • A mãe da criança abordou os militares em uma das ruas do centro de Fortaleza
  • A criança foi salva dentro da viatura pela Manobra Heimlich

Um bebê de três meses foi salvo por policiais nesta última terça-feira, 27 de outubro, após engasgar enquanto comia papinha. A mãe da criança abordou os militares em uma das ruas do centro de Fortaleza assim que percebeu que a coloração do corpo do filho estava diferente e que ele não conseguia respirar.

-Publicidade-
O caso aconteceu em Fortaleza (Foto: Getty Images)

De acordo com a Secretaria da Segurança, uma equipe de policiais estava indo até o quartel na avenida Silas Munguba quando foram interceptados pela mulher pedindo socorro.Os profissionais do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensiva e Ostensivas levaram a criança imediatamente até uma unidade de saúde do bairro Itaperi.

Mas nem foi preciso chegar até o local. Durante o trajeto, um dos policiais usou a técnica chamada de “Manobra Heimlich” para desengasgar o bebê. Em poucos minutos o militar conseguiu fazer com que o menino voltasse a respirar.

-Publicidade-
A manobra salvou a vida do bebê (Foto: Reprodução / G1)

“O Comando da PMCE parabeniza os guerreiros por cumprirem com êxito mais esta missão com bravura, ao tempo que reconhece a dedicação e o empenho de todos os profissionais de segurança pública em servir e proteger a sociedade cearense”, informou a PM.

Seu bebê engasgou? Muita calma nessa hora!

Mortes causadas por engasgamento são muito comuns nessa idade, infelizmente, e frutas como uvas, são umas das maiores causadoras desse fato. Uvas inteiras ou outras frutas que tenham o formato parecido, como tomate cereja, aumentam muito o risco de obstrução de vias aéreas. É uma situação que pode ocorrer com qualquer um, então devemos estar preparadas para esse tipo de coisa. O Dr. Claudio Len, pai de Silvia, Beatriz e Fernanda, irá ajudar com essas questões.

O que fazer em caso de engasgo?

Primeiro lugar: manter a calma. Quanto mais nervosos, pior ficará a situação.

Em bebês que ainda não completaram um ano, devemos virá-lo de bruços, em nossos braços, com a cabeça na altura mais baixa do que o quadril, e damos cinco “tapinhas” fortes na região das costas, justo entre os ossinhos da costela.

Caso o engasgo continue, viramos o bebê de barriga para cima e com os dois dedos maiores da mão, precisamos apertar cinco vezes o diafragma, que é o mais ou menos onde fica o estomago, até que possa ver alguma melhora.

Já em crianças maiores de um ano, precisamos abraçar a criança por trás, usando as mãos para pressionar o diafragma, até que a fruta seja expelida.

Após todas as tentativas, precisamos levar a criança ou o bebê rapidamente ao pronto socorro.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-