Bebê nasce com 5 meses de gestação e se torna o mais jovem prematuro a sobreviver
Curtis Means foi reconhecido pelo Guinness Records nesta quarta-feira, dia 10 de novembro
Resumo da Notícia
- Curtis Means foi reconhecido pelo Guinness como o bebê mais jovem a sobreviver à prematuridade
- Ele nasceu aos 5 meses pesando apenas 420 gramas
- O recorde anterior era de Richard Hutchinson, pesando apenas 340 gramas
Nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, o Guiness Records certificou o bebê Curtis Means como o mais jovem prematuro a sobreviver. O menino nasceu no Alabama, Estado dos Estados Unidos, após somente 21 semanas e um dia de gestação. Hoje em dia, ele já está saudável e comemorou com um ano de vida.
Curtis Means nasceu ano passado, no 5 de julho de 2020, com 5 meses de idade e pesando somente 420 gramas. Junto com ele veio ao mundo a irmã gêmea, que infelizmente não resistiu e morreu no dia seguinte.
De acordo com médicos do Hospital da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), as crianças que nascem tão prematuras, como o caso de Curtir, têm apenas 1% de chance de sobrevivência. Com sorte, o menino sobreviveu e ficou 275 dias no hospital e precisou respirar com ajuda de aparelhos durante três meses.
Além disso, Curtis precisou de terapias para aprender a usar a boca e a comer, já que as estruturas do corpo eram frágeis demais. “Ele começou a escrever sua própria história no dia em que nasceu. Essa história será lida e estudada por muitos e, espero, ajudará a melhorar o cuidado com bebês prematuros mundo afora”, afirmou o médico Brian Sims, que fez o parto, durante entrevista para a Associated Press.
Antes de ser reconhecido pelo Guinness como o bebê mais jovem prematuro a sobreviver, o recorde pertencia a Richard Hutchinson, que nasceu com 21 semanas e dois dias de gestação. Ele chegou pesando apenas 340 gramas. Nos dias de hoje, o novo recordista está se recuperando bem ao lado da família.