Bebê nasce com anticorpos da Covid-19 três semanas após mãe ser vacinada
Caso é o primeiro registrado do mundo e foi descoberta pela Universidade Atlântica da Flórida na última sexta-feira. A mulher trabalha na linha de frente do combate ao vírus
Resumo da Notícia
- Anticorpos contra a Covid-19 foram encontrados no organismo de um recém-nascido
- A mãe havia sido vacinada três semanas antes
- A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Atlântica da Flórida
Anticorpos contra a Covid-19 foram encontrados no organismo de um recém-nascido depois que a mãe recebeu a primeira dose da vacina. O caso é considerado o primeiro do tipo no mundo e aconteceu três semanas depois que a mulher foi imunizada. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Atlântica da Flórida e publicada na medRvix na última sexta-feira, 5 de fevereiro.
A mãe era profissional da linha de frente de combate ao vírus e recebeu a vacina fabricada pela Moderna depois de completar 36 semanas e três dias de gravidez. O parto aconteceu três semanas depois, de maneira espontânea. De acordo com os cientistas, as células de defesa foram encontradas no sangue do cordão umbilical.
“Demonstramos que os anticorpos anti-SARS-CoV-2 IgG são detectáveis em uma amostra de sangue do cordão umbilical de recém-nascidos após uma única dose da vacina.Portanto, há potencial para proteção e redução do risco de infecção do SARS-CoV-2 com a vacinação materna”, diz um trecho do estudo.
Os resultados, apesar de animadores, devem ser olhados com cautela, dizem os pesquisadores. Eles alertam que os dados ainda não foram totalmente revisados e que os estudos seguem em fase preliminar.
“Mais estudos serão necessários para quantificar a quantidade de anticorpos neutralizantes virais presentes em bebês nascidos de mães que são vacinadas antes do parto. Além disso, instamos outros pesquisadores a criar registros de gravidez e amamentação, bem como conduzir estudos de eficácia e segurança das vacinas contra a Covid-19 em mulheres grávidas e lactantes e seus filhos”, afirmam.
* Leia também:
Vitória! Recém-nascido se cura da Covid-19 com apenas 27 dias de vida
Covid-19: uso de óculos pode reduzir contaminação por coronavírus
Covid-19: pesquisadores afirmam que transmissão por embalagens e comida é improvável
SP tem recorde de internações por Covid-19 desde julho: quarentena pode ficar mais restritiva
Criança estraga mais de 100 doses de vacina contra Covid-19 ao desligar energia por acidente
Contra a covid-19: novo sistema de purificação de ar é capaz de eliminar bactérias e vírus
É FAKE! Governo de São Paulo faz alerta sobre falsos cronogramas vacinação da Covid-19
Estudo: Apple Watch pode prever Covid-19 uma semana antes do PCR
Covid-19: pesquisadores anunciam testes da vacina de Oxford em crianças e adolescentes