Bebê prematuro nasce com anticorpos contra Covid-19 após mãe dar à luz entubada

Como um gesto de esperança em meio à situação complicada da mãe, o menino recém-nascido veio ao mundo imunizado e já foi liberado da maternidade

Resumo da Notícia

  • Lucas Arthur Lima nasceu de cesárea emergente
  • A mãe do garoto deu à luz enquanto estava intubada
  • O menino veio ao mundo com anticorpos contra o vírus da Covid-19

No dia 4 de janeiro deste ano, nasceu Lucas Arthur Lima, bebê que nasceu prematuro por conta de uma cesárea de emergência, já que sua mãe estava entubada devido à Covid-19. Apesar do susto, médicos descobriram que o menino veio ao mundo com anticorpos contra a doença.

-Publicidade-

Pesando cerca de 2,160 gramas e medindo 44 centímetros, a vida de Lucas não começou fácil. Além de não ter tido a chance de se aconchegar nos braços de Michele da Silva, logo ao nascer precisou ser reanimado após sofrer uma parada cardíaca. O bebê foi transferido para a UTI da maternidade, onde foi intubado. Entretanto, depois de 12 dias do parto, e três testes negativos para o coronavírus, Lucas recebeu alta e, como um gesto de esperança, desenvolveu as proteínas contra o agente invasor do organismo.

Lucas nasceu por meio de uma cesárea de emergência
Lucas nasceu por meio de uma cesárea de emergência (Foto: Reprodução Arquivo Pessoal/g1)

No momento, o recém-nascido está em casa junto com a avó, onde aguardam a alta da mãe, que deu entrada na unidade de saúde no dia 1º de janeiro. Sobre o quadro atual de Michele Silva, esta segue internada na UTI Covid do Hospital do Juruá, no Acre. Neste domingo, 23 de janeiro, o marido dela, Alexandre Lima, disse ao g1 que ela “melhorou em 50%” e já foi extubada. Ele conta ainda que a paciente conseguiu conhecer o filho através de videochamada.

“Ela já está bem melhor. Esta semana mandamos áudio fortalecendo ela e conheceu o bebê por videochamada. Depois que ela passou a vê-lo melhorou bastante, segundo os médicos passaram pra gente. Eu ainda não consegui ver ela assim, mas a equipe médica faz as chamas e minha mãe mostra o Lucas por vídeo e manda fotos”, afirmou Alexandre, que ainda tem outros dois filhos com Michele.

O pai do bebê não conseguiu esconder a emoção ao falar da companheira: “Deixei o Lucas com minha mãe, que ela cuida muito bem, e aí vou visitar e também deposito dinheiro para as coisas que ele precisa. Os médicos ainda não falam em dia de alta, mas espero que no dia que eu trouxer a bolsa com as coisas dela, eu volte completo para casa, se Deus quiser”.