Bebê se engasga com leite materno e é salva por enfermeiro que acompanhou a gravidez da mãe

A Sofia, bebê de apenas 29 dias de vida, se engasgou com o leite materno. Na sequência, os pais da criança levaram ela à unidade de saúde mais próxima da residência. No local, a garota foi socorrida pelo enfermeiro que acompanhou a gravidez da mãe

Resumo da Notícia

  • A bebê Sofia, de apenas 29 dias de vida, se engasgou após se amamentar com o leite materno
  • A família da recém-nascida imediatamente foi à unidade de saúde mais próxima da residência
  • Quem prestou socorro à menina foi o enfermeiro Thean Moser, profissional de saúde que acompanhou a gestação da mãe de Sofia

Coincidência ou destino? Mas um bebê de apenas 29 dias de vida foi salvo graças a atitude rápida de um enfermeiro em Apiúna, localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A recém-nascida se engasgou com o leite materno e recebeu os primeiros socorros do profissional de saúde que acompanhou a gravidez da mãe dela. O caso aconteceu na última quinta-feira, 19 de maio.

-Publicidade-

O Thean Moser, enfermeiro que salvou a bebê Sofia, trabalha na rede pública de saúde da cidade há cerca de seis anos. E, recentemente, fez parte da equipe médica que realizou as consultas da gestante durante o pré-natal no posto de saúde.

Momentos antes da bebê se engasgar, o Thean Moser estava almoçando na cozinha da unidade médica, quando a mãe de Sofia chegou desesperada com a filha no colo. No local, tinha apenas ele que pudesse realizar o atendimento que encontrava-se em situação crítica.

“A bebê estava sem batimentos cardíacos, toda roxa. Eu comecei a fazer massagem, a avó dela ligando para o Samu, pedimos ajuda do Arcanjo [helicóptero de resgate dos bombeiros]. Depois de uns 15 ou 20 minutos ela voltou a respirar. Foi um milagre”, disse Moser, segundo informações do portal jornalístico NSCTotal.

Pai de Sofia junto do enfermeiro que salvou a recém-nascida
Pai de Sofia junto do enfermeiro que salvou a recém-nascida (Foto: Reprodução / Arquivo pessoal)

Quando a aeronave resgate chegou à unidade médica, a Sofia já estava bem. Mas a equipe de socorro acompanhou a bebê até o Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama. Após passar por uma avaliação médica, a Sofia pôde retornar à sua casa sem nenhuma sequela.

Em entrevista também dedicada ao portal, o Nevair de Souza, pai de Sofia, contou que a esposa estava em casa com a filha e a avós, localizada a poucos metros do posto de saúde. A mãe da bebê disse que a bebê tinha mamado e não estava bem. Em casa, a família tentou socorrer a criança, mas logo depois foram à unidade de saúde.

No relato, o patriarca disse que o enfermeiro Thean imediatamente iniciou as manobras de reanimação de Sofia. Em sequência, a recém-nascida voltou a respirar.