Bebê usa penico desde os 15 dias de vida e mãe explica o que fez para ensiná-lo

Ela revelou que a família quase não usa mais fraldas e falou sobre o método que usou. Autoridades da saúde, no entanto, reforçam que as crianças não podem ser forçadas a isso

Resumo da Notícia

  • Bebê usa penico desde os 15 dias de vida e mãe explica o que fez para ensiná-lo
  • Ela revelou que a família quase não usa mais fraldas e falou sobre o método que usou.
  • Autoridades da saúde, no entanto, reforçam que as crianças não podem ser forçadas a isso
  • Veja o que ela falou

Os pais de Byron Bay, Montana Lower e Tom Linwood, contaram ao portal norte-americano The Sun tudo sobre o método chamado “comunicação de eliminação” (EC, em inglês) que usaram com a filha de nove meses, Blue. De acordo com o que os pais relataram, o método fez com que a garota deixasse de evacuar em fraldas desde os 15 dias de idade.

-Publicidade-
Ela explicou a técnica (Foto: reprodução Instagram / @montanalower)

“Esse método fala sobre ouvir seu bebê quando ele quiser ir ao banheiro, e levá-lo até lá, em vez de usar uma fralda”, começou explicando. Ela acrescentou que entender as necessidades do bebê é uma questão de prática e técnica. “Toda mãe sabe quando o filho está com fome. As mesmas pistas que servem para identificar isso podem ser aplicadas quando a criança precisa ir ao banheiro. Basta ouvir muito e observar cuidadosamente”.

Montana assumiu que, assim como a maioria das mães, ela achou a prática “um pouco maluca” quando ouviu pela primeira vez. Mas, depois que pesquisou mais sobre o método, descobriu que ele é utilizado em todo o mundo. Embora eles admitam que ainda usam “algumas fraldas”, eles reduziram drasticamente a quantidade, dizendo que a CE também é melhor para o meio ambiente.

-Publicidade-

Além disso, os pais destacaram que o método irá ajudá-los no futuro, quando não precisarem ensinar a filha a ir ao banheiro e trabalhar no desfralde quando ela ficar mais velha. “Os bebês nascem sem nenhum conhecimento preconcebido sobre como ir ao banheiro, então, se os ensinamos a ir com a fralda, eles aprendem assim, mas podemos ensinar de outra forma”, explicou ela.

Bebê usa penico desde os 15 dias de vida e mãe explica o que fez para ensiná-lo (Foto: reprodução Instagram / @montanalower)

Para os pais que desejam começar a experimentar o EC, o casal deu algumas dicas. Primeiro, eles comentaram que acreditam que seja melhor começar a usar a técnica no verão, por ser o período em que as crianças usam menos roupas naturalmente. “Outra coisa boa a se fazer é pegar um penico, começamos com um pote de cozinha mesmo. Ter um utensílio como este, destinado a ser o banheiro do bebê também ajuda quando você estiver no carro. Basta deixar o item no porta-malas e transformar qualquer lugar no banheiro do seu bebê”, explicou.

A mãe também contou que a filha levou cerca de um dia para aprender que precisava ir ao banheiro no penico e, depois disso, coube a ela e ao marido ler os sinais. Ela acrescentou que é importante levar os bebês até o banheiro mesmo que seja um sinal de “talvez”, já que geralmente nenhum sinal é um indicador totalmente definitivo de que o bebê precisa ir ao banheiro.

O NHS, agência governamental do Reino Unido, alertou, no entanto, que os pais não podem forçar os filhos a usar o penico e lembrou que a maioria das crianças é treinada para fazê-lo quando completam cerca de dois anos. “Se eles não estiverem prontos, você não poderá fazer com que eles usem. A maioria dos pais começa a pensar em usar o penico quando o filho tem entre 2 e 2 anos e meio, mas não existe um momento perfeito”, ressaltou.

-Publicidade-