Família

Bebês ingerem mais de 1 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

A descoberta foi feita por pesquisadores irlandeses - Getty Images
Getty Images

Publicado em 21/10/2020, às 15h29 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Um estudo publicado na última segunda-feira, 19 de outubro, na revista especializada Nature Food mostra que bebês que usam mamadeira podem estar engolindo milhões de partículas de plástico todos os dias. O resultado foi obtido por meio de pesquisadores irlandeses, que mostraram que os recipientes de polipropileno podem liberar grandes quantidades de micro e nanoplásticos todas as vezes que entram em contato com água quente. Como apresentado pelo grupo, essas pequenas partículas “se soltam” e vão parar no organismo dos bebês.

A descoberta foi feita por pesquisadores irlandeses (Foto: Getty Images)

Para o estudo, os cientistas testaram 10 tipos de mamadeiras diferentes. A pesquisa foi feita da seguinte forma: depois de lavar e esterilizar todas as mamadeiras, eles a encheram com água a 70°C. O próximo passo foi chacoalhar as mamadeiras por 60 segundos, como se estivessem misturando a água com as fórmulas infantis de leite em pó.

De acordo com o que foi publicado, os cientistas chegaram na conclusão de que alguns modelos podem liberar até 16 milhões de microplásticos por litro. Eles também notaram que a liberação de partículas aumentou de acordo com que eles chacoalhavam a mamadeira. O mesmo aconteceu em relação à temperatura da água: quanto mais quente a água, mais partículas se soltam. Quando a água estava a 95°C, cerca de  55 milhões delas foram liberadas. Já a 25°C, esse número caiu para pouco mais de 500 mil.

Para entender a quantidade de partículas que cada bebê ingeria, eles foram atrás de dados que mostrassem quanto tempo as crianças usavam as mamadeiras. Eles estimaram que, em média, no primeiro ano de vida os bebês ingerem 1,6 milhão de partículas de microplástico todos os dias. No caso do Brasil, a estimativa foi ainda maior, chegando a 1,8 milhão. Apesar do número alto, o país ficou atrás de outros como Estados Unidos, onde a ingestão chegou a 2,5 milhões e Reino Unido, com 3,5 milhões.

Apesar do dado preocupante, ainda não se sabe quais serão as consequências dessa ingestão de mircroplásticos para as crianças, já que, como apontado por um relatório publicado pela OMS no ano passado, ainda não há provas de que essa substância faça mal à nossa saúde. Os autores da pesquisa disseram o mesmo. “A última coisa que queremos é alarmar em excesso os pais, principalmente porque não temos informação suficiente sobre as consequências potenciais dos microplásticos na saúde dos bebês”, comentou John Boland.

Para evitar a ingestão dos plásticos

É possível evitar a ingestão (Foto: reprodução/ Getty Images)

Mesmo sem saber ao certo quais são os efeitos desse consumo para a nossa saúde, os especialistas trouxeram algumas recomendações para evitar a ingestão:

– Lavar a mamadeira três vezes, com água esterilizada fria;

– Preparar leite em pó em um recipiente que não seja de plástico, antes de colocar o líquido resfriado na mamadeira;

– Não agitar a mamadeira em excesso;

– Não colocar a mamadeira no microondas;

– Para aquecer a água, não utilizar chaleira elétrica de plástico (essas liberam uma quantidade semelhante de microplásticos).

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas