Bebês podem usar álcool em gel nas mãos? Saiba os cuidados e como evitar o ressecamento na pele

O ideal é higienizar com água e sabão para evitar irritações

Resumo da Notícia

  • Apesar de a SBD indicar o uso de álcool em gel para crianças maiores do que 3 anos, a OMS abriu uma exceção durante a pandemia
  • O ideal ainda é lavar as mãos da criança com água e sabão, sendo o álcool em gel usado apenas em último caso
  • A aplicação constante do produto nas mãos a criança, pode provocar o ressecamento das mão dela

Se passar álcool em gel nas mãos não fazia parte da nossa rotina, durante a pandemia isso se tornou um hábito necessário. Entre crianças e adultos, espalhar o gel nas mãos é sinônimo de precaução contra o vírus que infelizmente ainda circula. E os bebês? Será que eles podem usar álcool em gel nas mãos?

-Publicidade-
Não é recomendado o uso de álcool em gel nas mãos do bebê
Não é recomendado o uso de álcool em gel nas mãos do bebê (Foto: Getty Images)

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso do álcool em gel é indicado para crianças acima dos três anos de idade. Isso porque, embora apresente baixa toxicidade, pode causar riscos para a saúde do seu filho.

Por mais que os pais não desistam de ensinar o filho a não colocar a mão na boca, a  gente sabe que os bebês têm o costume de fazer isso o tempo todo. Sendo assim, é melhor não passar álcool em gel nas mãos dele para não correr o risco de que seu filho ingira o produto e evitar um possível caso de intoxicação.

Contudo, em meio à pandemia da covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de álcool em gel em todas as idades para prevenir a contaminação com o vírus, mas existem cuidados importantes que devem ser levados em consideração antes de aplicá-lo nas mãos dos bebês.

Como aplicar álcool em gel em bebês?

Após se certificar de que suas mãos estão limpas, aplique uma pequena quantidade de álcool em gel nas mãos do bebê. Espalhe suavemente e garanta que o produto seque na pele do seu filho para evitar contato com a face dele. 

Aplique pouca quantidade de álcool em gel nas mãos do seu bebê para não causar irritações
Aplique pouca quantidade de álcool em gel nas mãos do seu bebê para não causar irritações (Foto: Getty Images)

Lembre-se: o ideal mesmo é que a higienização do seu bebê seja feita com água e sabão. O álcool em gel deve ser usado em último caso, já que pode não fazer bem a saúde do seu filho. 

Passo a passo para a higienização das mãos do bebê com água e sabão

  • Abra a torneira e molhe as mãos do bebê
  • Aplique uma pequena quantidade de sabonete nas mãos dele
  • Esfregue uma mão na outra e se certifique de que está limpando as costas da mão, a palma da mão e entre os dedos
  • Faça isso durante cerca de 50 segundos e aproveite esse tempo para ensinar o seu filho a fazer a higienização
  • Enxague as mãos e remova todo o excesso do sabonete
  • Seque as mãos do seu bebê com uma toalha limpa e macia
  • Se achar necessário, espalhe uma pequena quantidade de álcool em gel na mão da criança e espere secar

Para garantir que a mão do seu filho realmente fique limpa e livre de germes e bactérias, é importante contar com bons produtos específicos para a pele do bebê. O Sabonete Líquido de Glicerina Tradicional da Granado é feito com pH adequado, limpa profundamente a pele e a deixa macia e perfumada. Além disso, ele ressalta o brilho natural da pele e contribui para o não ressecamento

O sabonete Líquido Bebê Tradicional, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado
O Sabonete de Glicerina, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado (Foto: Divulgação)

Ressecamento da pele do bebê 

Um risco do uso excessivo de álcool em gel nas mãos do bebê é o ressecamento da pele dele. Se você aplicar o produto constantemente no seu filho, descamação, coceira e vermelhidão podem aparecer. Então lembre-se: use álcool em gel nas mãos do seu filho em último caso, apenas quando não for possível fazer a higiene com água e sabão.

Para evitar o ressecamento, é importante manter a pele do seu filho sempre muito bem hidratada. A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado hidrata profundamente e restaura a barreira protetora da pele do seu filho. Quando estiver ressecada, é fundamental criar o hábito de passar o hidratante diariamente.

A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol
Loção Hidratante Dermocalmante da Granado (Foto: Divulgação)

O produto é formulado com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol, óleos vegetais e vitamina E que protegem e nutrem a pele do bebê, além de evitar o ressecamento.