Bebês precisam tomar banho todos os dias?

Essa é uma dúvida que pode surgir para muitos pais. Te contamos tudo o que você precisa saber sobre a frequência do banho dos bebês

Resumo da Notícia

  • A pele do bebê é superdelicada e precisa de cuidados especiais
  • O primeiro banho do bebê deve acontecer apenas após às primeiras 24 horas do nascimento
  • Se preferir não dar banho todos os dias no seu filho, é importante que ele esteja sempre limpo

A hora do banho é um momento superespecial!

-Publicidade-

A hora do banho é um momento superespecial! (Foto: I Stock)Que a pele do bebê é bem mais sensível do que a nossa, a gente já sabe. No entanto, muitos pais, principalmente os de primeira viagem, podem ter dúvidas relacionadas ao banho do bebê e aos cuidados com a pele

Quando deve ser o primeiro banho do bebê? Com que frequência preciso dar banho no bebê? É melhor dar banho na banheira ou no chuveiro? Fizemos essa matéria para esclarecer as suas principais dúvidas e te mostrar os melhores produtos para higienizar a pele do bebê e tornar a hora do banho ainda mais especial!

Primeiro banho do recém-nascido 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o primeiro banho do bebê aconteça após 24 horas do nascimento. Se não for possível, ele deve ser adiado por pelo menos seis horas, depois que houver estabilidade térmica e cardiorespiratória do bebê. Caso o banho seja feito de maneira precoce, ele pode interromper o contato pele a pele com a mãe, além de aumentar os riscos de hipotermia, desconforto respiratório e até atrapalhar a amamentação.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o vérnix caseoso, aquela substância esbranquiçada formada sobre a pele do bebê, não seja retirado logo após o parto. Isso porque ele permite a maturação da pele, além de ser um importante mecanismo de defesa antimicrobiana, que diminui o risco de infecções transmitidas pelo líquido amniótico. Nas primeiras horas de vida, com exceção do risco de transmissão de doenças maternas, o vérnix não deve ser removido.

Os pais precisam de muita atenção ao dar o primeiro banho do bebê
Os pais precisam de muita atenção ao dar o primeiro banho do bebê (Foto: Reprodução)

Como o banho do bebê deve ser dado?

O banho de imersão é o mais indicado, com água morna, que permite menor perda de calor e oferece mais conforto ao bebê. É importante que a água do banho tenha temperatura entre 35°C e 36°C. Um banho de 5 a 10 minutos já é suficiente para garantir a limpeza completa do bebê de forma prática. É fundamental não esfregar a pele com panos ou toalhas: em vez disso, encoste no corpo do bebê suavemente para evitar irritações.

Frequência de banhos do bebê

Segundo a SBP, o banho deve ser diário, mas também pode ser espaçado (3 a 4 dias) desde que seja feita a higiene das dobrinhas, coto umbilical e área de fraldas. Se você optar por não dar o banho completo no seu filho todos os dias, também é fundamental que o rosto, as partes íntimas e as mãos sejam cuidadosamente limpos diariamente.

Não é necessário que o bebê tome banho todos os dias, mas mantenha-o sempre limpo
Não é necessário que o bebê tome banho todos os dias, mas mantenha-o sempre limpo ( Foto: Reprodução)

 Contato pele a pele

O banho do bebê vai além da limpeza e higienização. Esse momento também tem tudo a ver com a construção de vínculos e a conexão entre pais e filhos. Esse é o tempo perfeito para transmitir carinho para o bebê e também muito relaxamento!

Por ser tão especial, a hora do banho merece uma atenção redobrada. Para tornar esse momento mais tranquilo e seguro, separamos alguns produtos que você pode usar nessa hora.

A Granado tem uma linha especial de produtos para a pele do bebê, formulada com óleos vegetais e vitamina E que protegem e nutrem a pele. Os óleos são livres de conservantes, corantes, óleo mineral e ingredientes de origem animal. Na hora do banho, o Sabonete de Glicerina da Granado deixa a pele do bebê macia, perfumada e limpa, com uma textura suave e adequada para a delicadeza da pele do recém-nascido.

O sabonete de Glicerina, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado
O sabonete de Glicerina, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado (Foto: Divulgação)

É superimportante manter a pele do seu bebê sempre bem hidratada desde o nascimento, com produtos específicos e que não agridam a pele delicada. A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado hidrata profundamente e restaura a barreira protetora da pele. Crie o hábito de hidratar cuidadosamente o rosto e o corpo do bebê.

A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol
A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol (Foto: Divulgação)

Os óleos também são importantes para a pele do bebê. Além de nutrir a pele, você pode fazer massagens no seu bebê, promovendo relaxamento, transmitindo muito carinho e cuidado! Os óleos da Granado são livres de conservantes, corantes, óleo mineral e ingredientes de origem animal.

A Granado tem uma linha de óleos suaves, hipoalergênicos e 100% vegetais
A Granado tem uma linha de óleos suaves, hipoalergênicos e 100% vegetais (Foto: Divulgação)

Um bom momento para passar o óleo é nos primeiros cinco minutos após o banho, enquanto a pele ainda está úmida e mais suscetível a absorver o produto. Isso facilita a entrada dos ativos do produto e potencializa a proteção contra a perda de água do corpo para o ambiente.