Bisavó de 106 anos comemora aniversário em família após isolamento: “Todos voltaram”

Irma Hammel conviveu com a gripe espanhola em 1918 e agora enfrenta a pandemia da covid-19 também

Resumo da Notícia

  • Uma bisavó ficou 2 anos isolada durante a pandemia da covid-19
  • Com as flexibilizações, ela pode reunir a família para comemorar o aniversário de 106 anos
  • A idosa, que está saudável e lúcida, ficou muito feliz em rever seus familiares

Irma Hammel conseguiu comemorar o seu aniversário de 106 com toda a família reunida, após dois anos de isolamento social. Agora, com as três doses da vacina contra a Covi-19, a idosa pôde rever seus parentes e celebrar esse mais um ano de vida!

-Publicidade-
Irma completou 106 anos de vida (Foto: Reprodução/ G1)

“Foi uma beleza. Muitos amigos que eu não via fazia tempo. Muitas flores, fiquei muito feliz. Vi meus netos, meus bisnetos. Os amigos todos voltaram”, disse em entrevista ao portal G1.

Além de enfrentar a pandemia do coronavírus, Irma também conviveu com a Gripe Espanhola, peste que assolou o mundo entre 1918 e 1920 e atingiu cerca de um quarto da população da época. Com muita saúde e lucidez, ela não imaginava que teria que passar por uma situação parecida novamente.

Irma pode finalmente reunir a família para comemorar o seu aniversário, após o isolamento social (Foto: Reprodução/ G1)

Aniversário na pandemia

Em 2020, Irma completou 104 anos de idade logo nos primeiros dias da doença no Brasil. Para não deixar a data passar em branco, amigos e familiares se reuniram à janela dela e cantaram parabéns. Em 2021, o aniversário de 105 anos foi comemorado com uma festa restrita, ao lado apenas de um dos filhos.

Já esse ano, Irma reuniu grande parte da família para a festa de 106 anos. “Quero que seja um ano feliz para nós, que todos tenham oportunidade de viver. Porque por dois anos não se viveu. A gente pensou, mas não pôde viver. Eu fui muito feliz, porque passei por isso, e os meus sobreviveram. Não senti, mas tenho muita pena dos que não conseguiram passar ilesos”, disse.