Boa notícia: Amamentação pode diminuir dor pós cesárea. Veja por quê!
Estudo mostra que mães que amamentam sentem menos dores no pós operatório
Uma pesquisa apresentada no Congresso Euroanaestesia, em Genebra aponta que a amamentação pode melhorar a dor crônica após cesáreas. O estudo mostra que as mães que amamentaram seus bebês durante no mínimo dois meses após a cirurgia sofriam três vezes menos dores do que as mães que amamentavam por menos tempo.
A amamentação libera o hormônio ocitocina, que é responsável pela sensação de bem estar. Estudiosos acreditam que isso possa estar ligado a diminuição da dor crônica após a cesariana.
Essa pesquisa foi realizada por Carmen Alicia Vargas Berenjeno e colegas do Hospital Universitário Nossa Senhora de Valme, em Sevilha, Espanha, contou com 185 mães que foram submetidas a cesariana, durante o fim de janeiro de 2015 e o fim de 2016. Também foram avaliadas as técnicas de cirurgia, dor nos primeiros três dias após a realização da cesárea e ansiedade durante a amamentação. “Os resultados mostraram que cerca de 1 em 4 mães (23%) que amamentaram durante dois meses ou menos ainda experimentaram dor crônica, no local cirúrgico, 4 meses pós-operatório, em comparação com apenas 8% daquelas que amamentaram por 2 meses ou mais.” diz o pediatra Moises Chencinski. Os pesquisadores estão analisando também o fator de ansiedade, que é o maior causador da dor pós operatória.
Leia também:
O seu filho já pode virar um personagem da Turma da Mônica
Livro do dia: Brincando com a Turma da Mônica
Boa Notícia! Turma da Mônica vai ajudar seu filho a comer melhor