Boa! Starbucks promete eliminar canudos plásticos da loja até 2020

Muitos lugares estão entrando na onda, inclusive o Rio de Janeiro

colorful-paper-straws-on-white-wooden-background-picture-id841229404
(Foto: iStock)

A gente já sabe que o plástico leva 200 anos para se decompor. Pensando nisso e em todos os problemas que objetos feitos desse material podem causar para o meio ambiente, a iniciativa de eliminar o uso de canudos em estabelecimentos já está rolando por todo o mundo, como no Rio de Janeiro e em algumas unidades do Mc Donalds.

Agora é a vez da Starbucks. A rede norte-americana de cafeterias prometeu eliminar o uso de canudos plásticos de suas lojas até o ano de 2020. Quem anunciou a novidade foi a própria empresa, que dará opções alternativas como canudos feitos de papel. Essa ação poupará por ano cerca de 1 bilhão de canudos plásticos em cada estabelecimento da empresa.

A decisão não poderia ter vindo em momento melhor! “A gente viu isso como uma maneira de sair da discussão sobre que tipo de plástico é bom, conseguindo diminuir o uso de canudo”, afirmou Colleen Chapman, vice-presidente da área de Impacto Social Global da Starbucks.

Além disso, a Starbucks também está cobrando cinco centavos de libra esterlina por cada copo descartável utilizado em suas lojas do Reino Unido. A medida vale até o dia 26 deste mês e tem como objetivo incentivar os clientes a usarem copos reutilizáveis.

Leia também

O planeta agradece! Canudos de plástico são proibidos no Rio de Janeiro

Chega de plástico: empresa cria sacola de mandioca que se dissolve em água morna

Ponto pra eles: McDonald’s vai eliminar os canudinhos plásticos de suas lojas