Publicado em 04/10/2020, às 15h56 por Giulia Pires, filha de Eliane e Paulo
Todos temos reações diferentes para situações difíceis. Quando perdemos alguém que amamos, cada pessoa encontra uma forma única de lidar com o que aconteceu. Uma brasileira, mãe de três, surpreendeu ao se reerguer após o falecimento de um dos filhos.
Linda Franco, uma mulher de São José dos Pinhais, no Paraná, perdeu o filho para uma doença rara. Segundo informações do site SóNotíciaBoa, depois de um diagnóstico tardio e falta de informações, a recuperação do menino foi prejudicada.
Antes dos seis anos de idade, Gabriel era uma criança saudável, até que foi diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ALD), doença genética que acomete o sistema nervoso. Linda conta que quando os médicos finalmente chegaram a uma conclusão, já era tarde.
Ela decidiu que a história da família não deveria se repetir e buscou uma forma de ajudar outras pessoas, transformando a própria dor em algo positivo. “Ser forte não é para qualquer um, nunca foi. Ser forte é ser capaz de transformar o que é dor em amor e conseguir multiplicar esse amor para salvar vidas!”, disse.
Daí nasceu o projeto Família ALD Brasil, que pretende informar e alertar tanto pessoas comuns quanto profissionais da saúde sobre a doença que Gabriel teve. Os momentos dentro de um hospital e a convivência com outras famílias em situações precárias de saúde fizeram com que Linda buscasse uma solução.
Ela contou ao SóNotíciaBoa que faz um trabalho de conscientização para que médicos cheguem a um diagnóstico precoce, dando mais chances aos pacientes. Isso acontece com a divulgação de informações em universidades de saúde e educação, congressos e eventos.
Além disso, foi criado um grupo com outras mães, independente de diagnóstico, para que se ajudem sempre que possível. “As família se ajudam com cadeiras de rodas, cama hospitalar, fraldas e outros equipamentos. O grupo também acolhe mães com deficiência”, conta Linda.
A mãe explica que o projeto se tornou uma missão depois da perda do filho. “Meu filho partiu em fevereiro de 2017, aos 15 anos. Eu continuo com esse legado, essa é a minha missão!”, disse. Para saber mais e apoiar a iniciativa de Linda, é só clicar aqui.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Bebês
Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses