Família

Brasileiras têm cada vez menos filhos, revela pesquisa

A média atual é de 1,7 filhos por família, em 1960 era de 6 crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

Dinheiro e dificuldade em conciliar vida profissional com familiar são motivos para as mulheres brasileiras terem menos filhos (Foto: iStock)

Na última quarta-feira, o relatório de Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa-ONU) sobre a Situação da População Mundial revelou que as mulheres brasileiras tem cada vez menos filhos. A média atual é de 1,7 filho por família; na década de 1960, era de 6 filhos. A taxa brasileira de fecundidade é inferior à média da América Latina (2) e do mundo (2,5). A idade média da mulher brasileira tornar-se mãe é 26,4 anos.

Essa tendência deve se mantar até 2022, situação que “coloca o Brasil abaixo da taxa de reposição, que é de 2,1 filhos por mulher. Ou seja, a população deve decrescer com o passar dos anos”, explica Jaime Nadal, representante da Unfpa. Ele destaca também os perfis de famílias do Brasil que fazem parte do estudo. Casais e mulheres que escolhem ter filhos abaixo do que gostariam por incapacidade de conciliar vida profissional e pessoal, além das mulheres que não podem fazer essa escolha por não terem serviços de saúde pública e métodos contraceptivos para evitar a gravidez.