Brasileiros criam pulseira que ajuda pais deficientes auditivos a saber quando o filho está chorando

O produto foi desenvolvido pelo Instituto Mauá de Tecnologia

(Foto: iStock)
A pulseira chama SILENCE (Foto: iStock)

Para muitos pais é normal ouvir o choro dos filhos e ver o que está acontecendo, como um reflexo natural. Porém, há pais com deficiência auditiva que não podem escutar os filhos para saber se algo está certo ou errado.

-Publicidade-

Pensando nisso, os alunos de Design do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram uma pulseira batizada de SILENCE. Ela foi desenvolvida como objetivo ajudar pais com deficiência auditiva a perceber quando o filho está chorando.

São duas pulseiras, uma que fica com a criança e outra com os pais, conectadas via bluetooth. A pulseira do bebê possui um microfone que capta a frequência exata do choro e transmite para a pulseira dos pais. Este sinal é traduzido em ondas vibratórias, capazes de acorda-los caso estejam dormindo ou simplesmente avisa-los.

-Publicidade-
A pulseira ajuda os pais surdos a perceberem o choro do filho (Foto: Divulgação)
A pulseira ajuda os pais surdos a perceberem o choro do filho (Foto: Divulgação)

 

Além de alertar os pais do choro, há funções como GPS e sincronização de dados do bebê para os pediatras. Artur Guiguer, Luiz Henrique Ferreira e Mateus Camargo foram os alunos que produziram a pulseira que será apresentada no evento Eureka 2018.

Leia também:

Inclusão: deficiente auditiva ganha ajuda de intérpretes na hora do parto

Menina surda é atendida em linguagem de sinais e se emociona

Conheça “Min e as Mãozinhas”, o primeiro desenho animado em libras do YouTube

-Publicidade-