Brasileiros são premiados ao criar embalagem que evita perda de leite materno

Cinthia Clasinski, enfermeira obstetra e colunista da Pais&Filhos, a Dra. Andrea Fernandes, Coordenadora do Centro de Referência do Banco de Leite Humano da Região Metropolitana de São Paulo, o Dr. Moises Chencinski, Pediatra, e a designer de vidros de sopro Elvira Schuartz criaram o protótipo para minimizar o descarte por leite contaminado

Resumo da Notícia

  • Brasileiros criaram um protótipo que minimiza as chances de descarte do leite materno
  • A embalagem permite fazer a ordenha e já colocar no freezer ou geladeira
  • Pela ideia, eles foram premiados pelo Clio Awards

O leite materno é essencial para o bebê. Com vários nutrientes fundamentais para o desenvolvimento do seu filho, ele é considerado o alimento mais completo para crianças. Não à toa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e como complemento até os 2 anos de idade ou mais.

-Publicidade-
Seios
O aleitamento materno é muito importante, por isso um grupo de brasileiros criou uma embalagem que reduz a chance de descarte do leite por contaminação (Foto: Shutterstock)

Esse leite também traz benefícios para outros bebês, através da doação de leite. Porém, há uma enorme quantidade de leite que é descartada por conta de contaminação, e um dos motivos é justamente a utilização de embalagens inapropriadas.

Por isso, Cinthia Clasinski, enfermeira obstetra e colunista da Pais&Filhos, a Dra. Andrea Fernandes, Coordenadora do Centro de Referência do Banco de Leite Humano da Região Metropolitana de São Paulo, o Dr. Moises Chencinski, Pediatra, e a designer de vidros de sopro Elvira Schuartz se uniram e criaram uma embalagem em que se pode ordenhar e já guardar o leite na geladeira ou freezer.

Em entrevista à Pais&Filhos, Cinthia explicou: “A ideia veio porque os bancos de leite lidam com uma escassez de leite materno para doação, e ainda para piorar, muito desse leite acaba sendo contaminada durante a extração, passagem para o pote de congelamento, etc. Pequenas porções de leite podem fazer grande diferença na vida de um bebê prematuro. Então, a ideia é minimizar as perdas”.

Em um primeiro momento, o projeto foi desenvolvido por meio de desenhos, em que os especialistas buscaram o encaixe perfeito da mama, contemplando formatos e tamanhos diferentes e foram necessários dois meses para chegar ao protótipo ideal após testes. “O grande diferencial é que até hoje não existe uma embalagem perfeita para o melhor produto do mundo, que é o leite materno”, destaca Cinthia.

A iniciativa deu tão certo que a campanha dos especialistas foi premiada pelo Clio Awards, considerado um dos mais famosos prêmios da publicidade internacional. Cinthia comentou sobre a conquista: “Quando chegou a noticia de que havíamos ganhado os dois prêmios (sustentabilidade e design) ficamos em êxtase! Premiados em dose dupla”. Parabéns aos especialistas e que muitas mulheres possam aproveitar desse benefício!