Brincar ao ar livre: conheça a importância e os benefícios do sol para o seu filho

Para que a criança se divirta em meio a natureza da melhor maneira possível, é importante que ela esteja protegida contra os raios solares

Resumo da Notícia

  • Brincar é essencial para o desenvolvimento saudável da criança
  • O contato com a natureza é fundamental e traz vários benefícios
  • A criança precisa estar protegida para brincar ao ar livre e aproveitar!

Brincar faz parte da essência da criança! Correr, pular e se divertir, principalmente em contato com a natureza, faz toda a diferença no desenvolvimento do seu filho. É brincando que ele explora suas habilidades e conhece ainda mais o mundo ao seu redor.

-Publicidade-
Brincar é essencial para o desenvolvimento do seu filho
Brincar é essencial para o desenvolvimento do seu filho (Foto: Divulgação)

Sendo através do lúdico, das descobertas e imaginação que a criança aprende e se desenvolve, brincar ao ar livre se torna peça-chave na infância para a formação de um adulto feliz e saudável, já que as brincadeiras estão diretamente relacionadas ao bem-estar.

Benefícios de brincar ao ar livre

Brincar ao ar livre traz inúmeros benefícios! É brincando em meio a natureza que se aprende sobre o mundo e suas transformações: a criança pode sentir a brisa do vento batendo em seu rosto, observar a chuva caindo do céu e se perguntar sobre como tudo isso acontece.

Do lado de fora, a criança consegue estimular todos os sentidos e também a criatividade. Ela ainda ganha pontos positivos relacionados à saúde, como desenvolvimento do sistema imunológico, maior concentração, exercício da memória e também o sono melhor e mais tranquilo.

Roberta Bento, fundadora do SOS Educação, especialista em educação e neurociência, colunista e embaixadora da Pais&Filhos, acredita que a brincadeira tem efeitos surpreendentes no sistema nervoso durante a infância. “Oferecer estímulos para o desenvolvimento nesse período é estimular a formação de sinapses no cérebro que se tornarão para sempre a base para aprendizados em todos os aspectos da vida”, comentou.

Brincar ao ar livre ajuda a criar vínculos entre as crianças
Brincar ao ar livre ajuda a criar vínculos entre as crianças (Foto: Divulgação)

Além disso, é brincando que os primeiros vínculos de amizade se formam! Todos nós já fomos crianças um dia e a gente sabe que algumas amizades da infância marcam nossa vida. As brincadeiras ao ar livre contribuem para a sociabilidade do seu filho, que, realizando atividades junto com outras crianças, vai criar laços.

Importância da família na hora da brincadeira

Além de fazer amizade, a hora da brincadeira é muito importante para a formação de vínculos profundos entre pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, que se estenderão ao longo da vida da criança.

É ao lado dos familiares que o seu filho pode desenvolver as habilidades adquiridas a partir do brincar em um ambiente de amor, respeito e muito cuidado. Então, mantenha viva a tradição das brincadeiras na sua família!

Brincadeiras ao ar livre

Ao ar livre, os familiares podem se juntar para brincar do famoso esconde-esconde, em que uma pessoa conta até cem de olhos fechados, enquanto os outros correm para se esconderem. O objetivo é encontrar todos os participantes da brincadeira.

Outra forma de se divertir com a família e amigos é brincando de pega-pega. Nessa brincadeira clássica, todos os jogadores precisam fugir do pegador. Caso alguém seja pego, essa pessoa inverte o papel e se torna pegador também.

Se você quiser um pega-pega diferente, tem também o alerta cor. Nessa brincadeira, uma pessoa é escolhida para ser o pegador e as demais ficam espalhadas pelo ambiente. O pegador diz “alerta cor!” e as outras perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos e se tornarem o pegador.

E quem aí gosta de boliche? Faça os pinos de boliche com garrafas pet, cheias de areia até a metade. Depois, com uma bola, o jogador deve tentar derrubá-los. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.
Uma das brincadeiras favoritas entre a criançada é a caça ao tesouro, e pode acreditar que essa atividade também diverte os adultos! Esconda o tesouro e espalhe pistas por todo o ambiente. As dicas farão toda a família quebrar a cabeça para pensar em conjunto e encontrar a surpresa.

E que tal um piquenique no fim da tarde? É só estender uma toalha no chão, tirar as comidas da cesta e aproveitar um tempo muito gostoso em família!

Proteção solar em dia!

É claro que quando falamos em brincar ao ar livre, as crianças inevitavelmente ficam expostas ao sol. Por mais que estejam vestidas com roupas adequadas, chapéus e bonés, ainda sim existe o risco de se queimarem.

Primeiro de tudo: o recomendado é evitar os passeios no momento em que o sol está em seu calor máximo (das 10 horas da manhã às 16 horas da tarde). Para que seu filho esteja realmente protegido, o ideal é que, antes de sair de casa, você passe protetor solar de qualidade na pele dele.

Com o protetor solar é possível filtrar a radiação e deixar seu filho curtir o dia com tranquilidade. Mas lembre-se de que o produto só deve ser aplicado a partir dos 6 meses de vida no bebê, ok? O Protetor Solar Mustela Alta Proteção FPS 50+ foi especialmente desenvolvido para ser usado na pele sensível e delicada de bebês e crianças, com fator de proteção solar 50+, preservando as defesas naturais da pele. Ele é hipoalergênico, dermatologicamente testado e livre de ingredientes questionáveis.

Protetor Solar Mustela Alta Proteção FPS 50+
Protetor Solar Mustela Alta Proteção FPS 50+ (Foto: Divulgação)

A gente sabe que nem sempre as crianças estão dispostas a sentar e passar o produto no corpo antes de sair correndo para brincar e se divertir ao ar livre. Também é importante lembrar que o protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas para a segurança do seu filho. Para ajudar nessa missão, o Protetor Solar Mustela Alta Proteção FPS 50+ é um produto prático, com textura leve e fácil de espalhar, já que sua consistência não é pegajosa, além de ter resistência à água, areia e suor.

Proteger a pele é essencial para manter a saúde da criança no presente e no futuro. Para evitar os riscos causados pelo sol, além do protetor, é importante manter a pele sempre muito bem hidratada! Indicado para peles normais, o Hydra Bebê Hidratante Corporal com Abacate Orgânico tem 97% de ingredientes de origem natural e hidrata a pele das crianças de maneira imediata e duradoura, protegendo e fortalecendo a barreira da pele. 

Hydra Bebê Hidratante Corporal com Abacate Orgânico da Mustela
Hydra Bebê Hidratante Corporal com Abacate Orgânico da Mustela (Foto: Divulgação)

Ao brincar ao ar livre, a criança está sujeita a se machucar. É importante deixar que seu filho se aventure à vontade, mas fique sempre de olho nos pequenos dodóis que podem aparecer. Para te ajudar a cuidar dos arranhões e machucados na pele da criança, a Mustela desenvolveu dois produtos:

O Cicastela Creme Reparador Hidratante da Mustela é um creme multiuso seguro e eficaz que proporciona alívio nas pequenas regiões de ressecamento e desconforto cutâneo. Ele pode ser aplicado nos lábios, contorno da boca, região das dobras, picadas de insetos, vermelhidão na área da fralda e áreas sensibilizadas. Com 91% de ingredientes de origem natural, o produto não tem fragrância, oferece textura leve, é dermatologicamente testado e pode ser usado desde o nascimento.

Cicastela, creme multirreparador da Mustela
Cicastela, creme multirreparador da Mustela (Foto: Divulgação)

Já o Gel Arnica e Calêndula Bio da Mustela, tem 97% de ingredientes de origem natural, e é indicado para refrescar, hidratar a pele e aliviar aquela sensação de desconforto causada por pequenas batidas e quedas, graças às suas propriedades calmantes. O produto pode ser usado a partir dos 9 meses de vida do bebê e não possui fragrância.

Gel Arnica e Calêndula BIO, da Mustela 
Gel Arnica e Calêndula BIO da Mustela  (Foto: Divulgação)