Brincar de boneca desenvolve empatia e outras habilidades sociais nas crianças, diz estudo

Os pesquisadores da Universidade de Cardiff, em parceria com a Barbie, acompanharam a atividade cerebral de voluntários entre 4 e 8 anos e constataram que a socialização acontece mesmo quando os pequenos estão brincando sozinhos

Resumo da Notícia

  • Brincar de boneca ajuda as crianças a desenvolverem a empatia e outras habilidades sociais mesmo quando estão sozinhas
  • A pesquisa foi feita pela Universidade de Cardiff em parceria com a Barbie
  • A atividade cerebral de 33 crianças entre 4 e 8 anos foram analisadas pelos cientistas
  • Os benefícios também mostraram-se iguais para meninos e meninas
   

Brincar de boneca é uma das coisas mais gostosas da infância, não é verdade? Mas a diversão também tem outras vantagens: segundo uma pesquisa da Universidade de Cardiff em parceria com a Barbie, a brincadeira pode ajudar as crianças a desenvolver a empatia e outras habilidades sociais mesmo quando estão sozinhas.

-Publicidade-
A brincadeira ajuda no desenvolvimento social (Foto: reprodução/ Getty Images)

A atividade cerebral de 33 crianças entre 4 e 8 anos foram analisadas pelos cientistas durante a brincadeira. Por meio das imagens, a equipe constatou que a região do cérebro associada ao processamento de informações sociais era ativada mesmo quando a criança estava brincando sozinha. Os benefícios também mostraram-se iguais para meninos e meninas.

A professora do Centro de Ciências do Desenvolvimento Humano da Universidade de Cardiff, Dra. Sarah Gerson, explica o resultado: “”Esta é uma descoberta completamente nova. Usamos essa área do cérebro quando pensamos em outras pessoas, especialmente sobre seus sentimentos. As bonecas estimulam as crianças a criarem seus próprios mundos imaginários, ao contrário dos jogos de construção ou de resolução de problemas. Elas são incentivadas a pensar sobre outras pessoas e como elas podem interagir umas com as outras. O fato de observarmos a ativação do pSTS em nosso estudo mostra que brincar com bonecas está ajudando as crianças a treinarem algumas das habilidades sociais de que precisarão mais tarde na vida”.

-Publicidade-
A brincadeira funciona mesmo quando a criança está sozinha (Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com o estudo, essa informação costuma ser desconhecida pelos pais. Dados coletados em 22 países mostram que embora 91% das famílias considerem a empatia uma habilidade social necessária, apenas 26% tinham consciência que brincar de boneca ajudava as crianças a desenvolverem essa qualidade.

-Publicidade-