Butanvac: Instituto Butantan começa hoje produção de vacina contra covid-19

Durante uma coletiva de imprensa, foi informado sobre a produção das primeiras doses da Butanvac, a primeira vacina brasileira contra o coronavírus

Resumo da Notícia

  • O Instituto Butantan irá começar a produção de doses da Butanvac, a vacina brasileira contra a covid-19
  • Ainda será necessário a aprovação da Anvisa para o inicio da realização de testes clínicos de fases 1 e 2
  • Até a primeira quinzena do ano, é estimado que 18 milhões de doses sejam produzidas

Nesta quarta-feira, 28 de abril, o governo do estado de São Paulo realizou uma nova coletiva de imprensa para anunciar o início da produção do primeiro lote da Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Um mês após dar o notícia sobre o desenvolvimento, serão feitas ainda hoje cerca de um milhão de doses. “A novidade de hoje é uma notícia significativa para a ciência brasileira e, por que não, mundial: São Paulo começa hoje a produzir a vacina Butanvac”, comenta João Doria.

-Publicidade-

Até a primeira quinzena do mês de junho, é estimado que 18 milhões de doses já estejam prontas para uso. Vale lembrar ainda que é necessário a aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governador informou também que no segundo semestre deste ano serão produzidas, no mínimo, 40 milhões de doses da Butanvac para a imunizaçao de brasileiros. “Peço a Anvisa que tenha o senso de urgência para a testagem e aprovação da vacina”.

A Butanvac não necessita de importações para sua produção (Foto: Freepik)

Na sexta-feira, 23 de abril, o Instituto já protocolou na Anvisa um pedido para iniciar os testes clínicos de fase 1 e 2. Até o momento, o imunizante brasileiro foi testado apenas em animais. Será necessário o envio de mais informações solicitadas pela agência, com um prazo de até 120 dias. Em nota, o Butantan disse que “manterá contato com o órgão regulador para viabilizar os esclarecimentos necessários ao seguimento do processo de autorização dos estudos clínicos de fases 1 e 2 da Butanvac”.

Pelo Twitter, o Instituto Butantan comemorou a novidade: “A Butanvac, a nova vacina do Butantan contra Covid-19, começa a ser produzida hoje. É a primeira vacina contra o coronavírus produzida integralmente no Brasil, sem a necessidade de importar insumos. É um momento histórico para a ciência brasileira”.