Cadela brasileira é considerada genial ao ganhar destaque em estudo sobre memória

Gaia é da raça Border Collie e foi muito bem em uma pesquisa que envolvia memorizar o nome de até 100 brinquedos

Resumo da Notícia

  • Gaia é uma cadela superdotada
  • Foi destaque em um estudo sobre memória
  • Memorizou o nome de 37 brinquedos

Gaia é uma cadela da raça Border Collie e com apenas 2 anos é considerada um cão brasileiro “superdotado”. Ela se destacou em um estudo sobre memória feito por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, na Hungria.

-Publicidade-
Gaia é uma cadela superdotada e foi destaque em um estudo sobre memória
Gaia é uma cadela superdotada e foi destaque em um estudo sobre memória (Foto: Reprodução / Instagram)

O estudo reunia cachorros considerados geniais e desafiou eles a aprenderem até 100 nomes de brinquedos. Gaia memorizou 37 desses objetos em apenas 3 meses. Na época que a cadela e a tutora, Isabella, participaram do desafio, Gaia já sabia 24 nomes. Hoje, ela tem mais de 80 brinquedos na coleção.

A pesquisa, que foi publicada na revista britânica Royal Society Open Science, mostra que a capacidade de aprendizagem desses animais pode ser comparada com a de bebês humanos que estão iniciando formação de vocabulário, por volta dos 18 meses. Gaia aprendia até 12 novos nomes por semana, sendo capaz de lembrar deles por 2 meses, em média.

Acompanhamento do estudo

Foram instaladas câmeras nas casas dos tutores, para o acompanhamento mais próximo durante a pesquisa. Os nomes dos brinquedos novos eram escolhidos de forma aleatória a partir de sugestões de pessoas que acompanhava o estudo. A única restrição é que eles não podiam soar semelhantes a nenhum dos brinquedos que os animais já possuíam.