Família

Camilla Camargo fala sobre ciúmes entre os filhos e desabafa: “Ontem foi um caos”

Camilla Camargo fala sobre ciúmes entre os filhos - reprodução Instagram
reprodução Instagram

Publicado em 30/03/2021, às 13h21 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Camilla Camargo usou as redes sociais nesta terça-feira, 30 de março, para falar um pouco sobre o ciúmes entre os filhos, Joaquim, de 1 ano e 7 meses, e Júlia, de 13 dias. Por meio dos stories do Instagram, a famosa contou que o filho mais velho começou a sentir ciúmes da relação entre a mãe e a bebê.

Camilla Camargo fala sobre ciúmes entre os filhos (Foto: reprodução Instagram)

“Ele é um amor com ela. Quer pegar, dar beijo. Ele vem com o dedinho e quer encostar”, começou ela, dizendo.  “Mas começou a rolar um ciúmes bruto. Ele está mais grude do que já era comigo. Eu que faço tudo. Dar banho, por para dormir, ele não aceita outra pessoa”, continuou.

“Ontem foi um caos… Era ela chorando porque queria peito, ele chorando porque ele queria dormir. Os dois estavam acordados (…). No final das contas, consegui dar o peito para ela e fazendo ele dormir. Mas é o que eu falo sempre… É óbvio, estou cansada, a Júlia acorda de 3 em 3 horas, mas tudo vejo como uma fase de aprendizagem e adaptação. Tento não me desesperar”, detalhou a atriz.

Ela também aproveitou a publicação para elogiar o marido, o diretor de audiovisual Leonardo Lessa. “Ele está fazendo tudo o que ele pode fazer. Só ontem que foi esse caos, nos outros dias foram mais tranquilos. As coisas vão se encaminhar”, completou, esperançosa.

Veja dicas para lidar com o ciúmes entre irmãos

Sem dúvidas, a chegada de um bebê transforma a rotina da casa e a dinâmica do lar. Por exigir um cuidado e uma atenção extras, o filho mais novo torna-se a principal preocupação dos pais, especialmente nos primeiros dias. De uma hora para a outra, toda a atenção que o irmão mais velho tinha fica concentrada ou dividida para o novo integrante da família. Assim, surge o inevitável ciúme.

Dicas para lidar com o ciúme entre irmãos (Foto: Getty Images)

Esse sentimento pode ser explicado como uma reação da criança que julga ter perdido parte do amor dos pais. “O primogênito experimenta sentimentos de perda quando percebe que vai ter que ceder espaço para o novo bebê e que agora precisa compartilhar o amor e a atenção de seus pais”, explica a psicopedagoga Monica Pessanha.

Assim, o filho mais velho procura formas de voltar a ter a atenção exclusiva dos pais, usando até mesmo comportamentos infantilizados. Um exemplo é a criança pedir auxílio dos pais para comer, sendo que ela já sabia comer sozinha. Outro sinal pode ser uma acentuação das birras ou uma volta repentina a essa fase.

A neuropediatra Karina Weinmann lembra que não existe uma regra para os comportamentos. “A forma de manifestar esse ciúme pode variar de criança para criança. Depende de como os pais preparam a criança para esse novo cenário”, explica. É importante que a família saiba contornar a situação.

Para isso, vamos partir da ideia de que o ciúme é completamente normal e, para lidar com ele, é necessário ter muita paciência e tranquilidade. Esse é um momento para o filho mais velho se adaptar e fazer os ajustes internos diante do novo cenário da família. Os pais podem ajudar nesse sentido, fazendo com que ele pense conscientemente sobre o ciúme e supere esse sentimento.

Como lidar com os ciúmes?

O diálogo é uma forma de resolver quase todos os problemas de relacionamento e, no caso do ciúme do primogênito, isso não é diferente. Então façam com que a criança mais velha se sinta encorajada para falar sobre tudo o que ela sentir em relação ao irmão mais novo. “Estas são emoções normais e é melhor que a criança não as guarde para si. É importante que os pais não punam ou ignorem esses comportamentos”, alerta Mônica.

Além disso, mostrem o amor incondicional que sentem pelos seus filhos sempre. O objetivo é que a criança mais velha entenda que há amor suficiente para os dois. Vale também revisitar fotos e vídeos do primogênito quando bebê, relembrando todo o amor e carinho que vocês deram e continuam dando a ele.

Outra parte importante é demonstrar que as regras da casa serão as mesmas tanto para o mais velho quanto para o mais novo. Isso certamente vai tranquilizar o ambiente e a relação entre os irmãos.

E o mais importante: faça com que o amor do primogênito pelo irmão mais novo seja nutrido. Sempre coloque os dois em contato, seja brincando ou mesmo entregando pequenas responsabilidades para o irmão mais velho, como dar mamadeira. Ter um irmão é uma das formas de compreender as necessidades das outras pessoas e, assim, expandir nossa capacidade de amar. Não deixe de trabalhar essa ideia, na prática, com os seus filhos!


Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Molejo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Molejo pede orações após revelar estado de Anderson Leonardo: "Para Deus nada é impossível"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos