Família

Campanha que estimula mães a colocarem nome dos filhos no currículo acolhe mulheres nas empresas

Uma das criadoras do projeto, Camila Antunes, precisou pedir demissão do trabalho quando estava grávida do segundo filho (Imagem: Arquivo pessoal)
Uma das criadoras do projeto, Camila Antunes, precisou pedir demissão do trabalho quando estava grávida do segundo filho (Imagem: Arquivo pessoal)

Publicado em 25/10/2021, às 15h43 - Atualizado em 26/10/2021, às 07h50 por Letícia Iervolino, Maísa e Edson


Michele Levy, de 36 anos de idade, e Camila Antunes, de 38 anos, decidiram criar em 2018 uma consultoria que já atendeu grandes empresas como Danone e Magalu. Conhecida como “Filhos no Currículo”, o projeto de integração feminina estimula mãe a adicionarem os nomes de seus filhos no currículo.

Em entrevista exclusiva para o portal de notícias Universa, da UOL,  além do projeto ajudar empresas a se tornarem lugares mais acolhedores para as mulheres que precisam se desdobrar para atenderem à maternidade e à carreira, a intenção do movimento é fazer um convite para que pessoas e as corporações declarem publicamente que filhos são potências.

Uma das criadoras do projeto, Camila Antunes, precisou pedir demissão do trabalho quando estava grávida do segundo filho (Imagem: Arquivo pessoal)

“As empresas têm que ver a chegada de um filho como uma potência; desse modo, os profissionais que são pais serão acolhidos”, afirmou Michele Levy em entrevista. “Nosso problema é cultural, não adianta a empresa ter uma licença estendida se os líderes dela não entendem a maternidade”

Os serviços prestados pela consultoria incluem treinamentos, desenvolvimento de lideranças e revisão de políticas internas. “Nossa intenção não é ajudar a mulher a crescer e chegar a cargos de liderança a qualquer custo, mas, sim, de uma maneira emocionalmente saudável”, continuou Levy.

A sobrecarga, o estresse causado pelo acúmulo de funções e a falta de acolhimento no ambiente profissional são alguns dos motivos que levam ao abandono da carreira pelas mães. Camila Antunes, uma das idealizadoras do “Filhos no Currículo”, contou que esta situação aconteceu com ela: “Pedi demissão grávida do meu segundo filho. Eu já estava enfrentando dificuldades na criação da primogênita e não podia conversar sobre isso no trabalho.”

O sucesso da campanha é evidente. Até o momento, o movimento #MeuFilhoNoCurrículo nas redes sociais já conta com 40 mil interações, sendo que a maioria delas acontece através do Linkedin, uma plataforma dedicada ao universo do trabalho.


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Maira Cardi muda nome e visual - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi surge irreconhecível e muda de nome ao voltar para redes sociais

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais