Família

Canadá já soma mais de 200 mortes em meio a onda histórica de calor

Um policial declarou que profissionais da área para atender chamados da população estão em falta no Canadá - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 01/07/2021, às 05h50 - Atualizado às 05h58 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro


O Canadá tem vivido ondas extremas de calordesde a última sexta-feira, 25 de junho. Vancouver, capital do país, é uma das regiões mais afetadas: e os termômetros chegaram a marcar 49,5ºC. A polícia local já registrou mais de 130 mortes súbitas por causa do calor em excesso.

As autoridades locais confirmaram que a maioria das vítimas era de idososou pessoas com doenças pré-existentes. Especialmente em Vancouver, 65 pessoas morreram devido aos dias extremamente quentes desde a última sexta-feira. A cidade de Lytton, na Colúmbia Britânica, foi a responsável por bater o recorde de temperatura acima dos 49ºC, pelo terceiro dia consecutivo.

O sargento Steve Addison, em entrevista à BBC News, contou que as pessoas chegavam em casa e se deparavam com amigos e parentes mortos, “Sou policial há 15 anos e nunca tinha visto esse volume de mortes súbitas, que ocorreram em um período de tempo muito curto”. Policiais precisaram ser realocados – e a demanda de profissionais para atender os chamados da população está em falta.

Um policial declarou que profissionais da área para atender chamados da população estão em falta no Canadá (Foto: Shutterstock)

A média de mortes no verão canadense são, em média, de 130 pessoas. Contudo, na última semana, as autoridades registraram 233 avisos de morte por causa do calor. O país organizou “centros de resfriamento”, suspendeu a vacinação contra a covid-19 e aparelhos de ar condicionado e ventiladoresestão em falta na região. Os Estados Unidos também estão sofrendo com as ondas de calor – devido a uma massa de ar quente que toma conta dessa região.

Nas redes sociais, famosos se pronunciaram sobre esses eventos históricos. A ativista Luisa Mell declarou, “Não é loucura, é aquecimento global. Se continuarmos assim, sinto informar, só será o começo”. Além disso, ela ainda escreveu “#goveganfortheplanet” (em tradução livre, “vire veganopara o planeta”). Além dela, outros internautas se pronunciaram sobre o assunto. “Neve no Brasil, calor extremo no Canadá… Tamo lascado!”, brincou um usuário. “Isso não é nada normal mesmo! Fim do mundo”, se assustou ainda outro internauta.


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Menino separa frango da merenda para a mãe - (Foto: Reprodução)

Família

Menino separa frango da merenda da escola para levar para casa: “Para a mamãe”

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Gustavo Marsengo prevê data de nascimento do filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Gustavo Marsengo revela data para chegada de primeiro filho com Laís Caldas

Pai que matou filha é morto na prisão - (Foto: reprodução/ Polícia Civil de SP)

Família

Pai suspeito de assassinar filha é morto na cadeia