Cão é adotado por empresa e ganha crachá de funcionário após ser devolvido pelo dono

Assis, apelido carinhosamente dado ao pet de estimação, hoje “trabalha” no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Guararema e mudou a rotina de todas as pessoas que frequentam o local – principalmente dos pacientes

Resumo da Notícia

  • Um cão foi adotado pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Guararema após ser devolvido pelo dono
  • Assis ganhou uma nova (e grande) família e até um crachá de funcionário oficial do CAPS
  • Ele tem ajudado os pacientes do local e mudou toda a rotina das pessoas que frequentam o centro

Em Guararema, município localizado no estado de São Paulo, um cão ganhou um emprego – com direito até a crachá! – no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade depois de ter sido devolvido para um abrigo de animais apenas um mês depois de ter sido adotado por uma pessoa.

-Publicidade-

Chamado de Assis, o cachorro é um pet de estimação superdócil e ativo. Agora no novo emprego, o cão tem ajudado muito os pacientes do CAPS onde “trabalha”: brinca, faz carinho e auxilia as pessoas em tratamento a desenvolverem e estabelecerem noções de vínculo por meio do afeto, responsabilidade e cuidado com aquele animal.

Assis é tão funcionário do CAPS que, inclusive, participa de reuniões importantes entre os profissionais que trabalham no local. Além de tudo, ele é determinado e não “brinca em serviço”: quem está com ele todos os dias garante que ele circula por toda a área do centro e presta atenção em tudo o que acontece ao redor dele.

Assis virou um funcionário do CAPS de Guararema (Foto: Reprodução Vitoria Mikaelli / Prefeitura de Guararema)

A ideia de adotar um pet para fazer parte do dia a dia da equipe do CAPS e seus pacientes já era antiga – e a devolução de Assis para o abrigo onde vivia antes de ser adotado pela primeira vez foi o estalo para que o projeto se tornasse realidade, adiado por algum tempo por causa da pandemia do novo coronavírus.

Jéssica Falco, assessora de saúde mental e coordenadora do CAPS não resistiu ao ver a publicação contando a história de vida do cãozinho e decidiu que era o momento de trazer um animal de estimação para circular pelo centro e alegrar o dia a dia de pacientes e trabalhadores do local. Com o nome completo de “Assistente”, Assis virou o xodó de todos.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Assis foi adotado pela equipe do CAPS após ser devolvido pelo seu primeiro dono (Foto: Reprodução Vitoria Mikaelli / Prefeitura de Guararema)

“Fizemos algumas adaptações, mas ele fica solto por aqui”, explica Jéssica, que contou que toda a rotina mudou após a chegada de Assis. “Todo mundo fica de olho nele e ele fica onde ele quer”. Dessa maneira, o pet de estimação circula por todos os cantos e se faz presente ativamente de reuniões, processos terapêuticos e dos grupos formados pelos pacientes. “Tudo o que ele ficar quietinho e puder participar, ele participa”.