Carimbo de placenta: o que é e como fazer a arte da “árvore da vida”

Feito com tinta à base de água ou com os próprios fluidos da placenta, essa arte é um presente de várias mães ganham da maternidade após dar à luz e eterniza o momento do nascimento do bebê de uma maneira diferente

Resumo da Notícia

  • Ao longo da gestação, a placenta tem um papel fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê
  • Após o nascimento, ela é expelida do corpo da mãe e, geralmente, é descartada
  • O carimbo de placenta, também conhecido como árvore da vida, é uma maneira de eternizar de forma física esse dia tão importante para a família

Durante a gestação, a placenta é a principal responsável pela saúde do bebê e trocas de oxigênio e nutrientes entre a mãe e ele. Esse anexo embrionário, fundamental para o desenvolvimento do feto ao longo dos 9 meses em que está dentro do útero, atua como um filtro para diversas substâncias, além de produzir hormônios responsáveis pela manutenção da gravidez e faz a função de outros órgãos importantes, como o rim, pulmão e fígado.

-Publicidade-

Depois do parto, quando o recém-nascido chega ao mundo, o corpo da mulher também precisa expelir a placenta – é praticamente um segundo nascimento. O que é feito com essa parte tão essencial para a continuidade da gestação varia muito de pessoa para pessoa: alguns simplesmente a descartam, outras comem pedaços dela; alguns optam por transformar a placenta em uma cápsula para ser ingerida. E há quem faça dela, uma obra de arte.

O carimbo de placenta, também chamado de árvore da vida, é uma maneira de tornar o momento do parto ainda mais humanizado
O carimbo de placenta, também chamado de árvore da vida, é uma maneira de tornar o momento do parto ainda mais humanizado (Foto: Divulgação / Hospital Azambuja)

Você provavelmente já viu maternidades que, juntamente do bebê, entregam para aquela nova mãe um quadro com um desenho colorido do órgão. É o carimbo de placenta, que virou febre e uma maneira carinhosa de eternizar o momento do nascimento do bebê. No Centro Obstétrico do Hospital Azambuja, a ideia surgiu da vontade de tornar o momento do parto ainda mais humanizado e trazer uma sensação de acolhimento maior para a mulher.

Chamada de “árvore da vida”, o carimbo de placenta pode ser feito de várias maneiras: enquanto alguns lugares apenas encostam o anexo embrionário em um papel específico ou tela de quadro, deixando que ele marque a superfície com os seus próprios fluidos, outros optam por passar tinta colorida para que arte fique ainda mais especial.

Feita com tinta à base de água ou com os próprios fluidos da placenta, a arte é uma maneira de eternizar o momento do nascimento do bebê
Feita com tinta à base de água ou com os próprios fluidos da placenta, a arte é uma maneira de eternizar o momento do nascimento do bebê (Foto: Divulgação Hospital Azambuja / Reprodução Pinterest)

Como fazer carimbo de placenta

Quem deve realizar o carimbo de placenta é um profissional que tenha acompanhado seu parto: uma enfermeira obstetra, doula, parteira, seu médico de confiança… com o acompanhamento deles, você e seu parceiro (ou parceira) podem também colocar a mão na massa e criar a arte. Para isso, os itens necessários são:

  • Papel de aquarela
  • Tinta de carimbo ou à base de água
  • Luvas descartáveis
  • Placenta!

Depois do nascimento do bebê e que a placenta é expelida do corpo da mulher, é preciso pegar o anexo embrionário e deixá-lo em uma superfície plana. Ajuste-o da maneira como preferir para fazer o carimbo da “árvore da vida” e, se for da sua preferência, pincele tintas coloridas nas partes em que desejar. Em seguida, pressione o papel de aquarela contra a placenta de forma que o formato dela fique marcado.

Além do carimbo de placenta simples, você pode incluir informações do nascimento do seu filho ou enfeitar a "árvore da vida" com desenhos e incrementar a pintura
Além do carimbo de placenta simples, você pode incluir informações do nascimento do seu filho ou enfeitar a “árvore da vida” com desenhos e incrementar a pintura (Foto: Reprodução Pinterest / Segredos da Placenta / Pinterest)

POD&Tudo com Marcos Piangers

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto. Para saber mais detalhes sobre o filme e assistir o podcast na íntegra, clique no vídeo abaixo:

Para continuar lendo a matéria

Coloque seu e-mail aqui. Boa leitura!