Casa do Pequeno Cientista: Colégio Porto Seguro mostra que é possível aprender brincando

Fundada em 2007 por cientistas alemães, a Fundação Casa do Pequeno Cientista insere a ciência no dia a dia de crianças de 3 a 6 anos de maneira lúdica. No Brasil, o Colégio Visconde de Porto Seguro foi o primeiro do país e da América Latina a ser lar desse projeto

Resumo da Notícia

  • A Fundação Casa do Pequeno Cientista é uma ONG alemã incentiva as crianças a se envolverem com a ciência desde cedo
  • O projeto usa atividades lúdicas e experimentações divertidas para inserir as ciências para crianças de 3 a 6 anos
  • A ONG foi fundada em 2007 por pesquisadores renomados da Alemanha e, no Brasil, é representada pelo Colégio Visconde de Porto Seguro, a primeira instituição no país e na América Latina a ser lar do projeto.

A Fundação Casa do Pequeno Cientista é uma ONG alemã que tem como objetivo incentivar as crianças a se envolverem com a ciência desde cedo através de atividades lúdicas e experimentações divertidas. Ela foi fundada em 2007 por pesquisadores renomados da Alemanha e, no Brasil, é representada pelo Colégio Visconde de Porto Seguro, a primeira instituição no país e na América Latina a ser lar do projeto.

-Publicidade-

O público da Casa do Pequeno Cientista são crianças de três a seis anos que passam a ter as ciências inseridas em seu dia a dia por meio de experiências científicas apresentadas em uma linguagem própria para a idade delas. Esse projeto está presente em mais de 28 mil escolas de educação infantil ao redor de todo o mundo e conta com o apoio do Ministério da Educação e Desenvolvimento alemão.

(Foto: iStock)

O Colégio Visconde de Porto Seguro possui certificação do projeto em suas sete unidades: Morumbi, Panamby, Valinhos, Portinho Morumbi, Portinho Panamby, Portinho Valinhos e Escola da Comunidade.

O processo para conseguir o selo da Casa do Pequeno Cientista demorou um total de dois anos – todo esse tempo foi importante para verificar, principalmente, como os processos de experimentação científica para as crianças são feitas. Além disso, os outros fatores analisados durante esse período foram:

  • Infraestrutura (espaço e materiais disponibilizados pela escola)
  • Parceria com pais, profissionais e empresas que realizam visitas e palestras
  • A maneira como a concepção pedagógica da Casa do Pequeno Cientista está inserida no sistema educacional da escola