Família

Caso Harry e Meghan: como a família influencia o relacionamento do casal e criação dos filhos

Não é apenas na família real que isso acontece - Getty Images
Getty Images

Publicado em 17/01/2020, às 12h23 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Não é apenas na família real que isso acontece (Foto: Getty Images)

Um comunicado daFamília Real deixou os seguidores impressionados. No dia 8 de janeiro, a conta oficial do Instagram deMeghan Markle e príncipe Harry emitiu uma nota oficial que dizia que ambos pretendem abdicar de seus cargos reais para se dedicarem para a própriafamília e para trabalharem por conta própria.

No dia 13, durante uma reunião na casa de campo em Sandringham, na Inglaterra, afamília real se reuniu para falar sobre o assunto pela primeira vez. Depois de duas horas de conversa, aRainha Elisabeth IItomou uma decisão e compartilhou um comunicado oficial: “Minha família apoia completamente o desejo deHarryeMeghande criar uma nova vida. Apesar de que nós preferiríamos que eles permanecessem como membros ativos da família real, respeitamos e entendemos o desejo que eles manifestaram de uma vida independente, enquanto continuam sendo parte valiosa dafamília“.

A novidade, além de marcar um momento histórico, também levantou uma discussão necessária não apenas na Inglaterra, mas ao redor do mundo: como a influência da família interfere na relação do casal e na criação dos filhos? Todo mundo adora dar pitaco, mas quando se trata de pessoas tão próximas é difícil estabelecer um limite ou saber até que ponto ajuda ou atrapalha. Por isso, o psicólogo Oswaldo M. Rodrigues Jr., do Instituto Paulista de Sexualidade (InPaSex) tirou algumas dúvidas sobre esse assunto delicado. 

Ele diz, ela diz

A parentalidade, cada vez mais está sendo exercida de forma independente, mas a rede de apoio é fundamental para auxiliar durante algumas fases. É muito comum que as famílias de origem exerçam uma pressão na vida do casal. A briga entre atender as expectativas dos outros e a sua própria pode ser difícil de resolver e com isso vem o sentimento de culpa

A aprovação da rainha veio dias depois do comunicado oficial (Foto: Getty Images)

“Algumas regras serão mais comuns numa cultura, que vão desde a exigência para as reuniões nos almoços de domingos até a decisão sobre o nome de um filho. E a disputa de poder e de manutenção deste poder ao longo do casamento poderá ser fonte de atrito e dificuldades de relacionamento no casal”, alerta o psicólogo. Essas interferências vão desde as formas de ser até de se apresentar socialmente (nesse sentido, entra a cobrança sobre datas para engravidar e quantidade de filhos). 

Não à toa, Oswaldo conta que alguns casais se afastam das famílias de origem para trilharem caminhos diferentes, sem seguir exigências. Mas fugir não é a melhor solução, é fundamental aprender a administrar as diferenças para que o relacionamento se fortaleça e seja duradouro: “A capacidade de suportar frustração, ou mesmo considerar que nem é tão importante assim seguir as regras da família pesarão na manutenção do relacionamento sim”. 

A última palavra

É por essa ideia utópica que, culturalmente, ainda existe a ideia de que cada um de nós deveria procurar uma pessoa de “mesmo nível social e cultural” para facilitar a administração da cultura de conservação entre as famílias, diminuir novas e diferentes reações emocionais e garantir que os filhos sigam os padrões já conhecidos. Mas não se iluda: é impossível encontrar um parceiro que concorde 100% com você, divergências fazem parte e podem ser positivas para o crescimento pessoal e familiar. 

A decisão de Meghan e Harry tem tudo a ver com o filho (Foto: Reprodução Instagram / @chrisallertonphoto)

Seja a família mais famosa do mundo, como o caso de Harry e Meghan, ou a mais anônima, lidar com as diferenças é importante, assim como adaptar todas as tradições e bagagens a uma criação que faça sentido para você e seu marido. Ajuda é sempre bem-vinda, mas também é bacana entender o que vem para somar e descartar aquilo que não lhe serve.  

Leia também:

4 gerações da Família Real juntam-se em clima natalino

Príncipe Harry está de “coração partido” e Meghan Markle desabafa sobre a realeza: “Não está funcionando para mim

Kate Middleton pede aproximação de príncipe William e Harry em 2020


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto