China anuncia presença de mulher pela primeira vez em caminhada espacial

Wang Yaping foi a primeira mulher chinesa a participar de uma caminhada espacial

Resumo da Notícia

  • Mulher chinesa participa de caminhada espacial pela primeira vez
  • O projeto tem o intuito de auxiliar na construção da estação espacial Tiangong
  • Ele deve permanecer cerca de dez anos no local

Neste último domingo (7), Wang Yaping foi a primeira mulher da China a participar de uma caminhada espacial, com o intuito de auxiliar na construção da estação espacial Tiangong. O projeto foi divulgado às autoridades do país na segunda-feira (8).

-Publicidade-

O objetivo era instalar um aparelho de suspensão e conectores de transferência. “Isto marca a primeira atividade extraveicular da tripulação da Shenzhou-13 e também é a primeira caminhada na história espacial chinesa com a participação de uma mulher astronauta”, afirmou a Agência Espacial Chinesa em comunicado. “O processo foi tranquilo e um sucesso”, acrescentou a agência.

Primeira mulher chinesa a participar de caminhada espacial
Primeira mulher chinesa a participar de caminhada espacial (Foto: Reprodução / R7)

O projeto deve permanecer em operação no período de dez anos no local. Zhai, o comandante da missão, é ex-piloto de combate. Ele realizou a primeira caminhada espacial chinesa há 13 anos, em 2008.

Entrando também para a história espacial, recentemente, William Shatner, o ator do personagem Capitão Kirk do filme “Jornada nas estrelas”, aos 90 anos de idade, se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço.

Ele embarcou, sem piloto, em uma cápsula New Shepard, da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. A viagem durou 10 minutos. William embarcou às 11h50 (horário de Brasília), saindo do Texas (EUA). Nessa viagem, o ator bateu um recorde mundial, se tornando o tripulante mais velho a ir para o espaço, superando Walley Funk, de 82 anos.

William Shatner dentro na capsula espacial
William Shatner dentro na capsula espacial (Foto: Reprodução / Instagram / @blueorigin)

“Eu espero nunca me recuperar disso […] é muito maior do que eu e do que a vida”, disse. “O que você proporcionou para mim foi a mais importante e profunda experiência”, contou o artista sobre a experiência. Assista ao vídeo publicado pela Blue Origin aqui.

Willian Shatner, ficou conhecido pelo famoso filme “Jornada nas Estrelas”, como Capitão Kirk. Ele foi o primeiro ator da franquia de séries e filmes a sair da Terra. Além de ator, ele já atuou como produtor, produtor, escritor e músico.